Pernambuco tem 44 mortes e 56 desaparecimentos causados pelas fortes chuvas

Uma comitiva do governo federal sobrevoou o Estado, neste domingo (Foto: Agência O Globo)
Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – O número de mortes em decorrência das chuvas, em Pernambuco, chegou a 44. Do total, pelo menos 30 ocorreram no sábado. Já são 56 desaparecidos e 25 feridos. Outras 3.957 pessoas estão desabrigadas e 533 desalojadas. As atualizações foram dadas pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, em entrevista à imprensa na Base Aérea de Recife, neste domingo, 29.

De acordo com o ministro, as cidades afetadas e Pernambuco devem decretar estado de emergência por conta das inundações. O governo federal vai reconhecer a situação de emergência para liberar recursos emergenciais, o que pode ocorrer ainda neste domingo, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A pasta informou que dispõe de R$ 1 bilhão para ações de socorro, assistência humanitária e reestabelecimento de serviços essenciais. O montante deverá custear produtos de higiene, cestas básicas, água, colchões, limpeza urbana, entre outros.

PUBLICIDADE

Fortes chuvas atingem a região desde segunda-feira e o primeiro óbito foi registrado na quarta. A previsão é de mais precipitação para os próximos dias. Ferreira orientou a população a enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da residência para receber atualizações e alertas.

— Embora tenha parado de chover, agora, a gente tá com chuvas previstas para os próximos dias. Então, a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção. É importante respeitar os alertas das defesas civis locais — afirmou o ministro.

Uma comitiva do governo federal sobrevoou o Estado, neste domingo. Além de Ferreira, estavam presentes os ministros Carlos Brito (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde) e Ronaldo Bento (Cidadania).

— A primeira coisa a dizer é que a gente lamenta a situação que está acontecendo aqui. O Brasil passou, no ano passado, pela maior seca dos últimos 91 anos e, agora, a gente vê toda essa água caindo — afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.