Pesquisa nacional confirma Wilson Lima com 39% dos votos válidos na disputa pelo Governo do AM

Pesquisa aponta o atual governador Wilson Lima com 39% e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) com 33% (Thiago Alencar/CENARIUM)
Arthur Coelho – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Real Time Big Data, confirma o candidato à reeleição para o Governo do Amazonas Wilson Lima (União) com 39% dos votos válidos no levantamento que entrevistou 1 mil pessoas, entre os dias 10 e 12 de setembro, em Manaus e no interior do Estado.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como votos válidos os votos efetivados pelos eleitores, descontados os votos em branco e os votos nulos. No sistema de votação tradicional é considerado voto em branco aquele em cuja cédula não tenha sido realizada nenhuma marcação pelo eleitor.

No cenário de votos válidos apontado pelo levantamento do Big Data, Wilson Lima mantém a liderança na corrida eleitoral, com seis pontos à frente do segundo colocado, Amazonino Mendes (Cidadania) que tem 33%.

PUBLICIDADE

Em seguida, aparecem Eduardo Braga (MDB), com 18%; Ricardo Nicolau (Solidariedade), 6%; Henrique Oliveira (Podemos) e Carol Braz (PDT) têm 2%. Nair Blair (Agir) e Dr. Israel Tuyuka (PSOL) não pontuaram.

A pesquisa do Real Time Big Data considera a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado com o número AM-04749/2022.

Brancos e nulos são 5%; 7% dizem não saber ou não responderam à pesquisa. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo turno

A pesquisa também mostra que, no segundo turno, Wilson tem 42% das intenções de voto, com empate técnico com o segundo colocado. Já no cenário com Eduardo Braga, no segundo turno, Lim vai para 45%, enquanto o senador do Amazonas fica com 36%.

Leia a pesquisa na íntegra

Números anteriores

Outras quatro empresas fizeram pesquisas de intenção de votos para o Governo do Amazonas entre os meses de maio e setembro deste ano e todas apontaram o candidato à reeleição Wilson Lima (União) à frente na corrida eleitoral. As pesquisas foram feitas pelas empresas: Instituto Pontual; Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec); empresa Perspectiva, Mercado e Opinião; e a mais recente pelo Instituto Eficaz.

Primeiro lugar na pesquisa Eficaz

No último domingo, 11, a pesquisa divulgada pelo Instituto Eficaz confirmou o candidato à reeleição em primeiro lugar, com 22,82% nas intenções de votos espontâneos, quando não são apresentados nomes aos entrevistados. Amazonino Mendes (Cidadania) aparece em segundo, com 17,91% das intenções e Eduardo Braga (MDB) ficou com 7,53%.

Ricardo Nicolau (SD) aparece com 2,32%, seguido por Carol Braz (PDT), com 1,39%, e Henrique Oliveira (PP), com 0,62%. Na sequência, aparecem o candidato do PSOL Israel Tuyuka, com 0,15%, e Nair Blair (Agir), com 0,15%.

Pesquisa do Instituto Eficaz aponta para uma vitória do candidato Wilson Lima (União) (Eficaz Pesquisa/Reprodução)

Instituto Pontual colocou Wilson com 32,7%

No último dia 4 de setembro, o Instituto Pontual divulgou o resultado da pesquisa para as Eleições de 2022 em que apontou que Wilson Lima (União) alcança 32,7% das intenções de voto, seguido por Amazonino Mendes (Cidadania) com 26,5%. Em terceiro colocado está Eduardo Braga (MDB), com 14,9%. Na quarta colocação, Ricardo Nicolau (Solidariedade) obteve 3,5%, seguido por Carol Braz (PDT), com 2,3%, e Henrique Oliveira (Podemos) com 1,5%.

Os últimos colocados da pesquisa foram Nair Blair (Agir), com 0,9%, e Dr. Israel Tuyuka (PSOL) com 0,7%. Do total da amostra, 9,5% dos eleitores responderam que irão votar branco/nulo e 7,5% afirmaram estar indecisos. De acordo com os números, Wilson Lima e Amazonino Mendes deverão disputar o segundo turno das eleições para Governo do Estado do Amazonas.

Dados sobre a pesquisa estimulada coloca Wilson Lima (União) em primeiro lugar (Pontual Pesquisa/Reprodução)

O estudo foi feito com 2.318 eleitores entrevistados, de forma presencial in loco, aptos a votarem nas Eleições Gerais deste ano. A coleta de dados ocorreu em Manaus e mais 13 municípios do Amazonas. O estudo está registrado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o N° AM-06508/2022.

Ipec aponta diferença de 6% de Wilson para Amazonino

Já em 24 de agosto, um levantamento do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), divulgado pela Rede Amazônica, aponta que o atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União), abriu seis pontos de vantagem sobre o candidato Amazonino Mendes (Cidadania). Na pesquisa espontânea, Wilson foi citado por 25% do público, já Amazonino foi a escolha de 19%.

Mantendo os índices das últimas análises divulgadas no Estado, o senador da República Eduardo Braga (MBD) é o terceiro colocado, com 15%. Ricardo Nicolau (SD) aparece com 2%, seguido por Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (PP) que estão empatados com 1% cada. O candidato do PSOL, Israel Tuyuka, não pontuou e a candidata Nair Blair (Agir) não foi lembrada pelos entrevistados.

Aqueles que responderam que votariam em outros candidatos somam 2%, os que votam em branco ou nulo são 1% e os que não quiseram ou não souberam responder somam 30%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, em 20 cidades do Amazonas, e ouviu 800 pessoas.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), sob o número AM- 06012/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo N° BR-09878/2022.

Pesquisa Perspectiva aponta para 13,1%

Em 31 de maio, uma pesquisa sobre a corrida eleitoral, no Amazonas, feita pela empresa Perspectiva, Mercado e Opinião, mostrou o governador Wilson Lima ganhando força em todos os cenários de intenções de voto e ultrapassando o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). Os dados apontaram o atual chefe do Executivo do Estado com 13,1% das citações, enquanto o adversário surge com 12,2% da preferência do eleitorado.

Os números são relativos à pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são citados. Neste cenário, por conta da margem de erro máxima estimada ser de 2,35%, para mais ou para menos, os dados revelam um empate técnico entre Lima e Mendes. A pesquisa tem grau de confiabilidade de 99,0%, o que representa 99,0% de probabilidade de o resultado retratar a realidade.

Os dados foram divulgados pela empresa Perspectiva, Mercado e Opinião (Reprodução)

Os dados da Perspectiva, Mercado e Opinião foram coletados entre os dias 18 e 25 de maio deste ano. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número AM-03435/2022. A análise foi realizada em Manaus e em outros 25 municípios do Amazonas, com 3 mil pessoas entrevistadas por telefone.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.