Pesquisa vai analisar efetividade de uma terceira dose para pessoas que tomaram a CoronaVac

Produção da vacina CoronaVac no Instituto Butantan (Edilson Dantas/Agência O Globo)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde encomendou pesquisa para analisar a efetividade de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 para quem tomou CoronaVac. Realizada em parceria com a Universidade de Oxford, o resultado deve começar a ficar pronto em novembro. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira em conversa com jornalistas. 

“(O estudo) é para avaliar reforço em indivíduos que tomaram primeira e segunda dose da CoronaVac. Por que isso? Porque (para) essa vacina nós não temos uma publicação na literatura detalhada acerca da sua efetividade. Todas as respostas precisam ser dadas a partir de ensaios clínicos”, afirma o ministro Marcelo Queiroga.

PUBLICIDADE

Ainda não há estudos conclusivos sobre a duração da proteção da CoronaVac, da Sinovac Biotech com o Instituto Butantan. A empresa e o centro de pesquisa não participarão do estudo.

“Para a vacina da Pfizer, de Oxford/AstraZeneca e da Janssen, já existem publicações mostrando realmente proteção em até um ano. Em relação à CoronaVac, nós precisamos avaliar isso. Existem estudos que já mostram que a proteção começa a cair com seis meses”, conta a pesquisadora da Universidade de Oxford e coordenadora do estudo, Sue Ann Costa Clemmens.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que é “ótimo” que o governo federal esteja preocupado com o assunto, mas criticou o fato de não ter sido avisado previamente

“Tomei conhecimento (do estudo) pela imprensa. E acho bom, ótimo. Todos os grandes produtores de vacinas estão iniciando estudos no sentido de avaliar uma dose adicional de vacina ou a combinação de vacina”, disse Covas. “O ruim é só não termos sido comunicados (previamente). Poderíamos ter sido comunicados e seria uma medida de extrema gentileza e educação para com o produtor da vacina”, completou.

Segundo o diretor do Butantan, o próprio instituto prevê conduzir uma análise de necessidade de terceira dose no estudo que está fazendo em Serrana, cidade do interior de São Paulo em que todos os adultos foram imunizados.

Veja a matéria completa no site

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.