PF desmonta mina ilegal de ouro e prende nove garimpeiros em Mato Grosso

Pepitas de ouro apreendidas pela Polícia Federal em Mato Grosso (Divulgação/PF)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Nove garimpeiros que trabalhavam na extração ilegal de ouro, na zona rural de Pontes e Lacerda (a 493 quilômetros distantes de Cuiabá), foram presos durante a Operação Mina Bananal, da Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia Civil. A operação foi finalizada nesta quarta-feira, 28. Os investigados atuavam numa área próxima à Reserva Ecológica do Bananal, onde foi encontrada a mina.

Segundo o delegado da PF Rodrigo Vitorino Aguiar, os garimpeiros formaram uma associação de trabalho onde cada um tinha uma função, como de preparo dos explosivos e execução da explosão no local. Os policias encontraram uma mina antiga, na região, com profundidade de 60 metros.

“O acampamento dos garimpeiros estava bem estruturado, contando também com antena starlink [que fornece internet à longa distância]. Então, os garimpeiros tinham contato com olheiros no pé da serra”, afirmou Aguiar.

PUBLICIDADE
Garimpeiros foram presos em flagrante (Reprodução/PF)

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e desintrusão do garimpo ilegal. Explosivos de “banana de dinamite” usados para abertura da mina também estavam no local. O material era usado com nitrato de amônia.

Conforme a PF, foram localizadas 279 gramas de ouro na posse dos nove garimpeiros presos em flagrante pelos crimes de extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima da União, posse e emprego de artefato explosivo sem autorização, além de associação criminosa.

Além da desocupação da área afetada pelos garimpeiros, os equipamentos e maquinários utilizados na prática ilegal de extração de ouro foram destruídos pelos agentes, incluindo nitrato de amônia, espoletas para a ignição de explosivos, dois galões de 50 litros de diesel, dois geradores a combustão, duas britadeiras elétricas e três detectores de metais.

As autoridades informaram que vão continuar as investigações para identificar os financiadores do garimpo ilegal. A PF também investiga o possível envolvimento de proprietários rurais da região. Todos os presos em flagrante foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres.

Mina encontrada por policiais (Reprodução)
Leia mais: PF cumpre mandados contra cadeia de ouro ilegal bilionária
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.