Prefeito de Manaus reinaugura Parque dos Bilhares; espaço exalta seres amazônicos

O prefeito de Manaus, David Almeida, em coletiva de imprensa da entrega da primeira etapa do Parque Municipal Ponte dos Bilhares (Dhyeizo Lemos/Semcom)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Pinturas que representam seres da Amazônia deram cor ao novo visual do Parque Municipal Ponte dos Bilhares, na Zona Centro-Sul de Manaus, reinaugurado na noite desta terça-feira, 7, pelo prefeito David Almeida (Avante). Construído em 2006, o espaço de cultura e lazer estava há cerca de 12 anos sem passar por reparos.

Imagens que fazem referência a animais nativos da região amazônica, como o pirarucu e a onça-pintada, foram ilustrados por artistas da capital amazonense. “[O parque] tem a pegada ambiental, a preservação, as árvores (…) tudo isso faz parte desse espaço”, destacou o chefe do Executivo municipal. “Faz parte da pegada da Prefeitura integrar todos os espaços”, complementou.

Tucano, onça-pintada e mulher indígena ilustram novo visual do Parque dos Bilhares (Alan Geissler/Revista Cenarium Amazônia)

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa faz parte das ações da gestão atual de proporcionar às pessoas locais adequados para o lazer, convívio social e a prática esportiva, a fim de contribuir para a qualidade de vida dos moradores e visitantes da cidade.

PUBLICIDADE

A primeira etapa da reforma envolveu serviços nas instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas e águas pluviais, bem como em banheiros, quiosques, anfiteatro, pisos e revestimentos, pinturas, além da instalação de sistemas de câmeras e execução de serviços complementares em algumas áreas, como pista de skate, playground, poço artesiano, academia ao ar livre e estação de tratamento de efluentes.

Araras-vermelhas e canindé dão cor ao espaço de lazer reinaugurado (Alan Geissler/Revista Cenarium Amazônia)

“Mantivemos toda a estrutura do parque, ampliamos, melhoramos e, agora, vamos ter câmeras de reconhecimento facial, a Guarda Municipal armada e um complexo com a venda de alimentos e que dá oportunidade aos empreendedores da cidade. É um espaço para a família e para a juventude usar como um espaço de cultura urbana”, ressaltou David Almeida.

Ao longo dos anos, o espaço sofreu degradação e passou a ser considerado inseguro por frequentadores. Assaltos e episódios de violência tornaram-se periódicos no local e nas proximidades. Em junho deste ano, a reforma do parque foi anunciada e teve investimentos de R$ 6,3 milhões.

Vista aérea da pista de skate do parque municipal (Dhyeizo Lemos/Semcom)

Para mais informações sobre as atrações e atividades no Parque Municipal Ponte dos Bilhares, os interessados devem consultar os canais oficiais da Prefeitura de Manaus ou visitar o espaço para desfrutar das instalações renovadas.

Atenção ambiental

O projeto de reforma do Parque Municipal Ponte dos Bilhares inclui a construção da sede administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Na solenidade de entrega da primeira etapa do espaço, o titular da pasta, Antonio Stroski, destacou a atuação do Executivo municipal na valorização de pautas ambientais.

“Nós estamos demonstrando à população de Manaus o comprometimento com as questões ambientais. Esse espaço é muito importante para que as pessoas tenham onde praticar atividades esportivas e desfrutar de áreas verdes. Isso também está inserido no compromisso da elaboração do Plano de Ação Climática. Tudo faz parte de um conjunto de preocupações com o meio ambiente”, disse o secretário.

O gestor ressalta, ainda, a importância do trabalho e destaca que a revitalização do parque representa não apenas a recuperação de um local abandonado, mas também o resgate da qualidade de vida e do bem-estar da população manauara.

Leia mais: Primeira etapa do parque Amazonino Mendes é inaugurado em Manaus
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.