Prefeitura de Manaus promove 1° seminário dos povos de matriz africana

Representantes do movimento de matriz africana e o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Com o objetivo de discutir a criação de políticas públicas voltadas aos povos de matriz africana, o instituto Ganga Zumba, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promove, nesta sexta-feira, 21, o “1° Seminário dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, com a temática: Povos, Territórios e Ancestralidade. O evento será realizado na faculdade Martha Falcão, na rua Natal, N° 300, Adrianópolis, a partir das 16h.

Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, os temas abordados no seminário são importantes para o fortalecimento das tradições, cultura e costumes dos povos de matriz africana. “O seminário vai abordar temas de extrema importância para a criação de políticas públicas que precisam ser fortalecidas e respeitadas, como Saúde, Educação, Cultura, Segurança, Meio Ambiente e Turismo. E a Prefeitura de Manaus está dando total atenção para o seminário, porque entende o papel do poder público em fortalecer a história de um povo, bem como garantir seus direitos”, disse.

A presidente do instituto Ganga Zumba, Nochê Flor de Navê, reforçou a luta da comunidade pela igualdade racial e religiosa. “O objetivo é discutirmos sobre a construção de políticas públicas, o combate à intolerância religiosa, a promoção da equidade racial e social e a salvaguarda e segurança. E ele serve como um direcionamento para a conferência que será nos dias 30 e 31 de agosto. Por isso, quero reforçar o convite para a sociedade civil e a comunidade Afro Religiosa para participarem conosco do 1° Seminário em Manaus”, reforçou Mãe Flor, como é popularmente conhecida.

PUBLICIDADE

Entre as presenças confirmadas no seminário, constam nomes de líderes religiosos de comunidades tradicionais, sociedade civil, professores e estudantes que se interessam pelo tema.

Os interessados podem fazer a inscrição por meio do link: 1° Seminário dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

Leia também: Conheça os artistas de matrizes africana e indígena que poderiam fazer parte do Festival ‘Sou Manaus’
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.