Presidente da Fenaj abre Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo no Amazonas

A programação acontece no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) (Divulgação/Ufam)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, vai abrir o 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) em Manaus. Samira e a diretora-executiva da REVISTA CENARIUM estarão também na abertura do 18° Pré-Fórum da entidade nacional dos jornalistas, na quarta-feira, 26. A programação acontece no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O Pré-Fórum se integra ao conjunto das atividades do 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e ao 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONJor), que acontece de 25 a 28 de abril. Nesta edição, apresentam como tema central “Ciência e Meio Ambiente: urgência para o ensino de jornalismo”, os quais deverão promover reflexões sobre o ensino e a prática do jornalismo no Brasil e no mundo.

Leia também: Fenaj vai debater pautas prioritárias em Congresso de Jornalismo da Amazônia
A presidente da Fenaj, Samira de Castro, e a diretora-executiva da Revista Cenarium, Paula Litaiff (Reprodução)

De acordo com a coordenação, estão confirmadas as presenças de palestrantes regionais, nacionais e internacionais, como a professora titular da Ufam, Marilene Corrêa; o professor titular Eugênio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e Rogelio Reyes, professor-doutor da Universidad Complutense de Madrid.

PUBLICIDADE

Meio ambiente e jornalismo

A jornalista e diretora-executiva da CENARIUM, Paula Litaiff, participará como convidada pela organização do evento do 18° Pré-Fórum da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da mesa que abordará o tema: “Jornalismo e resistência: vozes que falam pelo meio ambiente“. Litaiff é especialista em Gestão Social: Políticas Públicas e Defesa de Direitos e mestranda em Sociedade e Cultura da Amazônia.

Congresso de jornalismo

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai participar do 22° Encontro Nacional de Jornalismo (ENEjor) e do 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.

O evento é realizado, anualmente, pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), para promover reflexões sobre o ensino e a prática do Jornalismo. Neste ano, o tema será “Ciência e Meio Ambiente: urgência para o ensino de jornalismo“. De acordo com Samira, a Fenaj vai apresentar pautas prioritárias da categoria, que envolvem formação, atualização da regulamentação profissional, Conselho Federal de Jornalistas e o financiamento do jornalismo por meio da taxação das plataformas.

A programação vai contar com oficinas, painéis, palestras, conferências regionais, nacionais e internacionais, mesas-redondas, apresentações de pesquisas em grupos de trabalho (on-line) e oportunidades de atualização para os estudantes de jornalismo. Pela primeira vez, serão oferecidos minicursos para formação continuada de docentes.

A agenda será híbrida e os inscritos também poderão apresentar papers de forma remota, assistir às conferências, palestras e mesas-redondas pelo canal Portal da Ciência, no YouTube. Segundo a comissão organizadora, todos os profissionais e/ou interessados no campo da comunicação podem participar. As informações sobre os diferentes prazos quanto às inscrições, submissão de trabalhos e outras informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial do evento.

Leia também: ‘Ciência e meio ambiente são pautas urgentes’, diz professor sobre Congresso de Jornalismo da Amazônia
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.