Presidente do TSE visita Amazonas para inspecionar fabricação de urnas eletrônicas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso (Sérgio Lima/ Poder 360)
Com informações da assessoria*

MANAUS – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e equipe visitam Manaus na próxima segunda-feira, 13, para conhecer o espaço onde urnas eletrônicas são fabricadas. O local fica na Boreo Indústria de Componentes, no Distrito Industrial, Zona Franca de Manaus.

A visita de Barroso integra o processo de verificação da segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2022. Em novembro deste ano, o presidente do TSE afirmou que os testes de segurança nas urnas eletrônicas não apresentaram riscos. Segundo Barroso, dos 29 planos de ataques ao sistema, 24 não conseguiram obter ”qualquer sucesso”.

Durante seis dias, no mês passado, o Tribunal realizou o Teste Público de Segurança (TPS), evento que dá possibilidade de investigadores executarem testes de ataques às urnas eletrônicas. A ideia do TPS foi aprimorar as possíveis fragilidades do sistema e equipamentos mediantes à ataques de pessoas físicas, instituições e hackers.

PUBLICIDADE

O TSE também abriu inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica, mas apenas um partido político se dispôs a acompanhar a averiguação do programa. Previsto na legislação eleitoral, a abertura do código-fonte faz parte das ações do Tribunal para que haja transparência do sistema eletrônico de votação. De acordo com o TSE, podem fazer a inspeção do programa entidades, como Forças Armadas, Polícia Federal e representantes técnicos de todos os partidos políticos.

*Com informações do Infoglobo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.