Procurador da PGE-AM vai palestrar em simpósio nacional sobre Direito Ambiental

O simpósio nacional sobre Direito Ambiental é promovido pela Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA), via plataforma Zoom (Divulgação/Daniel Viegas)

Com informações da assessoria

MANAUS – O III Simpósio de Direito Ambiental: 40 anos da Lei do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), a ser realizado nesta quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, terá a participação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM). O chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da PGE-AM, procurador do Estado Daniel Pinheiro Viegas, será um dos palestrantes do evento online, na quinta-feira, 27, às 9h, em conferência sobre o tema “Crédito de carbono e desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal”.

O simpósio nacional sobre Direito Ambiental é promovido pela Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA), via plataforma Zoom. O evento gratuito e será aberto para todo Brasil. O evento vai celebrar os 40 anos do Sisnama, que representa um marco na legislação brasileira por apresentar inovações normativas bem estruturadas e completas para o planejamento e fiscalização das políticas de proteção ambiental.

PUBLICIDADE

Mediação 

A Conferência Magna do Simpósio será realizada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que tratará sobre a atuação do bloco em defesa dos recursos naturais e na articulação de estratégias para o desenvolvimento da economia sustentável.

Inscrições 

O simpósio nacional sobre Direito Ambiental vai ser online, e as inscrições devem ser realizadas por meio do link https://www.sympla.com.br/iii-simposio-de-direito-ambiental-da-procuradoria-geral-do-estado-do-maranhao__1224937.

Aos inscritos, será conferido link de acesso pela plataforma Zoom, e toda a programação será transmitida pelo canal da PGE/MA no Youtube.

Perfil 

O procurador do Estado, Daniel Pinheiro Viegas, é, atualmente, o chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da PGE-AM. Ele possui mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Programação

Quarta-feira, 26

10h

CONFERÊNCIA MAGNA: A contribuição do Consórcio da Amazônia Legal para a defesa do Meio Ambiente.

Palestrante:  Flávio Dino – Governador do Estado do Maranhão e Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

15h

CONFERÊNCIA: O devido processo ambiental nos espaços de deliberação coletiva da Política Nacional do Meio Ambiente.

Palestrante: Patrick Araújo Ayala – Procurador do Estado do Mato Grosso.

CONFERÊNCIA: 40 anos do Licenciamento Ambiental como instrumento de proteção do Meio Ambiente.

Palestrante: Fernando Cabral Barreto Júnior – Promotor de Meio Ambiente de São Luís, diretor de Relações Institucionais da ABRAMPA.

Quinta-feira, 27

9h

CONFERÊNCIA: Crédito de carbono e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal.

Palestrante: Daniel Pinheiro Viegas – Procurador-Chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas.

CONFERÊNCIA: Limitações ao direito de propriedade em razão das normas protetivas do meio ambiente.

Palestrante: André Nakamura – Procurador do Estado de São Paulo, Doutor em Direito Político e Econômico (2018).

CONFERÊNCIA: Paradiplomacia como instrumento complementar de defesa do meio ambiente pelos Estados-Membros. 

Palestrante: Miguel Ribeiro Pereira – Mestre em Políticas Públicas /UFMA; Procurador do Estado do Maranhão.

18h

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: O princípio da proibição de retrocesso em Direito Ambiental.

Palestrante: Ingo Wolfgang Sarlet – Professor-Doutor titular de Direito do Estado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.