Projeto para reduzir filas em prontos-socorros no AM é elogiado por médico do Sírio-Libanês

Com o projeto, tempo de espera para filas reduziu em 85% (Divulgação/SES-AM)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A implementação no Amazonas do projeto “Lean nas Emergências”, que visa a redução de filas em prontos-socorros e em unidades hospitalares, foi elogiada pelo médico sênior Rosival dos Reis Santos Junior, profissional de saúde de um dos hospitais mais renomados do País, o Sírio-Libanês, de São Paulo.

O programa, que é do Ministério da Saúde (MS) e executado pelo hospital paulista, está dentro das ações do Programa Saúde Amazonas e começou a ser implementado em fevereiro deste ano, mas com a pandemia da Covid-19 ficou suspenso, retornando às atividades em setembro de 2020.

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), os prontos-socorros da pasta apresentaram quedas no tempo de permanência de pacientes de 32% a 85%, após a adoção de ferramentas de organização de fluxos aplicadas pelo projeto.

Na quarta-feira, 2, segundo a SES-AM, os coordenadores e consultores do hospital paulista apresentaram os resultados do projeto, que foi implantado nos prontos-socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo.

Para o médico sênior do Sírio-Libanês, ver os resultados obtidos em três hospitais diferentes em um curto espaço de tempo foi emocionante. Nas redes sociais, Rasivel parabenizou as equipes profissionais das unidades hospitalares e à Secretaria de Saúde do Amazonas.

“Emocionante ver os resultados atingidos em três hospitais diferentes e em tão curto espaço de tempo. Que visita espetacular!!! Parabéns à nossa equipe do Hospital Sírio-Libanês, ao Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) MS (Ministério da Saúde), às equipes dos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Aristóteles Platão e à equipe da Susam!”, escreveu, em uma publicação no Facebook.

(Reprodução)

Rasivel Júnior, que tem especialidade em Gestão de Serviços de Urgência com formação em Miami, na Flórida, é um dos médicos que atuam no projeto “Lean nas Emergências”, sob coordenação do médico Welfane Cordeiro.

Redução

Com as ferramentas do “Lean nas Emergências”, o João Lúcio foi o que mais conseguiu reduzir o tempo de permanência dos pacientes (85%), com perfil sem gravidade, ou seja, aquele que mesmo não sendo de emergência, demanda atendimento dos prontos-socorros.

Conforme a SES-AM, antes, o paciente que não precisava de internação, passava até 1.453 minutos (24 horas) dentro do hospital, da hora que dava entrada até ser atendido e liberado. Com o projeto, o tempo médio caiu para 212 minutos (3,5 horas).

O 28 de Agosto foi o segundo com maior redução no tempo de permanência dos pacientes (72%). Os números foram de 5,5 horas para 1,5 hora. Já no Platão Araújo, o tempo caiu em 32% (7,5 horas para 5,1 horas).

Comprometimento

A diretora do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Júlia Marques, explicou à REVISTA CENARIUM que o comprometimento e o engajamento dos profissionais que atuam na unidade, desde funcionários da área da limpeza, segurança, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, foram essenciais para que os resultados com o projeto “Lean das Emergências” fossem positivos.

Júlia Marques, diretora do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (Arquivo)

“Tentamos envolver todo mundo para que o projeto desse certo, pois não conhecíamos ele, que é um projeto que reduz a superlotação nos hospitais. Quando assumi o Hospital 28 de Agosto, em agosto deste ano, ele estava superlotado. Era preciso um meio para que reduzir o tempo de internação dos pacientes e o projeto surgiu como uma ferramenta justamente para ajudar neste ponto”, enfatizou Júlia Marques.

Segundo ela, o projeto iniciou no Hospital 28 de Agosto em setembro deste ano, com a implementação de estratégias para estimular os profissionais a alcançarem metas. “Cada meta tem uma cor. Quando tudo está na rotina, o quadro fica verde. Quando o número de pacientes aumenta, o quadro fica amarelo. Se há mais aumento, fica laranja. Em caso de lotação, fica vermelho”, explicou.

Além de implementar estratégias com as ferramentas visuais, a unidade escolhe, a cada semana, os funcionários mais atuantes no projeto para serem os destaques do mês, como forma de reconhecimento pelo trabalho e empenho com o “Lean das Emergências”.

Funcionários mais atuantes no projeto escolhidos como destaque do mês (Arquivo)

“Agradeço à minha equipe do 28 de agosto sem exceções, porque todos são extraordinários. Vamos fazer do 28 de agosto um hospital de excelência. A saúde do Amazonas merece. Eu sou funcionária pública, enfermeira há 23 anos e sinto muito orgulho desse momento de transformação que estamos vivendo dentro do hospital com o envolvimento de todos”, finalizou.

Ampliação

Uma ampliação da parceria entre a SES-AM e o Hospital Sírio-Libanês está sendo articulada para o próximo ano. Segundo a pasta, o secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo discutiu durante visita à sede do hospital, em São Paulo, possibilidade de consultoria para a área meio da secretaria, atingindo setores administrativos.

“A ideia é uma parceria com o Sírio-Libanês para consultoria em gestão, trabalhando a atividade meio, principalmente, instituindo fluxos, contrafluxos, procedimentos, soluções tecnológicas”, explicou Campêlo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.