Queda de avião chinês com 132 passageiros em março foi intencional, diz jornal


18 de maio de 2022
Queda de avião chinês com 132 passageiros em março foi intencional, diz jornal
Equipes de resgate trabalham em Wuzhou, onde um avião Boeing 737-800 da China Eastern Airlines que voava de Kunming para Cantão caiu em março de 2022 Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters / 24-3-2022
Com informações do Infoglobo

WASHINGTON — Informações de voo contidas em uma caixa-preta recuperada do jato da China Eastern Airlines, que caiu em março com 132 pessoas a bordo, indicam que alguém na cabine de comando derrubou o avião intencionalmente, segundo informou o Wall Street Journal nessa terça-feira, 17, citando pessoas familiarizadas com a avaliação preliminar feita por autoridades dos EUA.

“O avião fez o que alguém na cabine o disse para fazer”, disse ao jornal uma das fontes.

Leia também: Queda de avião na China matou todas as 132 pessoas a bordo, confirmam autoridades

Para corroborar a avaliação, a fonte também citou que as autoridades chinesas à frente da investigação ainda não sinalizaram nenhum problema mecânico ou de controle de voo. Além disso, o modelo é considerado um carro-chefe da indústria de aviação global e faz parte de uma família de aeronaves Boeing que possuem um dos melhores registros de segurança em voos comerciais.

Uma autoridade disse à Reuters que o foco está nas ações da tripulação depois que a investigação preliminar não encontrou nenhuma indicação de mau funcionamento técnico. Há também, segundo o Wall Street Journal, a possibilidade de que outra pessoa no avião possa ter invadido a cabine e causado deliberadamente a queda, disseram as fontes ouvidas pelo jornal. A possibilidade, porém, não é plausível, segundo a companhia aérea, que citaram autoridades chinesas que disseram que nenhum código de emergência havia sido enviado da aeronave antes do acidente.

Todos os 123 passageiros e nove tripulantes a bordo morreram na ocasião, marcando o desastre aéreo mais mortal da China continental em 28 anos. A Boeing, fabricante do jato, e o Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês) se recusaram a comentar e encaminharam perguntas aos reguladores chineses.

Em março, o Boeing 737-800, que tinha partido de Kunming e estava a caminho de Cantão, caiu nas montanhas de Guangxi, após uma queda repentina durante a fase de cruzeiro de voo. Os pilotos não responderam às repetidas ligações de controladores de tráfego aéreo ou de aviões próximos durante a rápida descida, de acordo com autoridades.

Segundo o Wall Street Journal, a China Eastern Airlines disse, em comunicado, que não surgiram evidências que pudessem determinar se houve ou não problemas com a aeronave do acidente.

“Qualquer especulação não oficial pode interferir na investigação do acidente e afetar o progresso real da indústria global de transporte aéreo”, disse a companhia aérea.

A Embaixada da China em Washington ainda não respondeu a um pedido de comentário.

Medidas extremasChinês de 13 anos passa 66 dias sozinho em casa com pais retidos em confinamento de Xangai

Em meados de abril, a China Eastern retomou o uso dos aviões Boeing 737-800. Em um resumo de seu relatório preliminar do acidente no mês passado, os reguladores chineses não apontaram nenhuma recomendação técnica sobre o modelo, que está em serviço desde 1997 com um forte histórico de segurança, segundo especialistas.

A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, disse em uma entrevista à Reuters, em 10 de maio, que os investigadores do conselho e a Boeing viajaram para a China para ajudar na investigação. Segundo ela, até o momento não foi encontrado nenhum problema de segurança que exigisse ações urgentes.

Homendy disse que, se o conselho tiver alguma preocupação com a segurança, “emitirá recomendações urgentes de segurança”. O NTSB também auxiliou os investigadores chineses na revisão do gravador de dados de voo e do gravador de voz da cabine em seu laboratório nos EUA em Washington.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.