Rei da Inglaterra, Charles III convida governador do Pará para ação sobre biodiversidade

O rei Charles III (à esq.) e o governador do Pará, Helder Barbalho (à dir.) (Mateus Moura/CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta segunda-feira, 13, pelo Twitter, que foi convidado pelo rei da Inglaterra, Charles III, para participar da recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade, que vai ocorrer no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra, nesta sexta-feira, 17. O Estado tem sido destaque em discussões ambientais desde a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito, onde Barbalho lançou o “Plano Estadual de Bioeconomia”.

Na publicação, o governador afirmou que a participação de um Estado da Amazônia na recepção é essencial. “Fui convidado pelo Rei Charles III para uma recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade, no Palácio de Buckingham. A Amazônia é a região com a maior biodiversidade do planeta e, por isso, é central nesta discussão“, disse ele.

(Reprodução/Twitter)

Destaque

Barbalho aproveitou a presença na 27ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em novembro do ano passado, para lançar o Plano Estadual de Bioeconomia, uma estratégia de desenvolvimento com 89 ações para áreas de pesquisa, inovação, patrimônio cultural, cadeias produtivas e negócios sustentáveis, dentre outras.

PUBLICIDADE

Leia também: Com Lula, COP27 propõe ‘Pauta Brasil’ em debate sobre desmatamento e crimes ambientais

Na conferência, além do governador do Estado, também estiveram presentes os governadores do Acre, Gladson Cameli; do Mato Grosso, Mauro Mendes; e do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Eles entregaram ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma carta de compromisso por uma agenda comum de transição climática para a Amazônia.

O documento foi assinado pelos nove governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e continha todas as propostas de desenvolvimento sustentável da região.

Governadores da Amazônia na COP27, no Egito (Reprodução/Agência Pará)

COP30

Em janeiro deste ano, o presidente Lula anunciou Belém, capital paraense, como a cidade representante do Brasil para ser escolhida como sede da conferência a ser realizada em 2025. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece ao lado do governador do Estado, anunciando a formalização da indicação da cidade para o evento.

O Itamaraty formalizou Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP30, afirmou Lula.

Veja vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.