Saúde animal: Prefeitura de Manaus realiza ação de castração em gatos para reforçar combate à esporotricose

A ação foi realizada por meio da Unidade Móvel do CCZ, instalada no estacionamento do Estádio Ismael Benigno (Henrique Souza/Semsa)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Prefeitura de Manaus realizou a castração de 212 gatos no bairro Santo Antônio, Zona Oeste, com o objetivo de combater a transmissão da esporotricose na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – Dr. Carlos Durand, deu início à ação na última segunda-feira, 25, e encerrou os atendimentos nesta sexta-feira, 29.

“O bairro Santo Antônio recebeu a ação por conta da alta incidência da doença, na região, disseminada, principalmente, pelos felinos. Um levantamento da Semsa, iniciado no final de junho, identificou o quantitativo de gatos nas residências do bairro, com intuito de localizar casos suspeitos e disponibilizar vagas para a castração”, destacou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

PUBLICIDADE

O chefe do Núcleo de Vigilância de Zoonoses da Semsa, Jhonata Cavalcante, explicou que a esporotricose animal é transmitida por um fungo que fica, naturalmente, no solo, do gênero Sporothrix, e ocasiona o surgimento de feridas, principalmente, na região do focinho e patas dos animais. A doença também pode ser transmitida para os seres humanos.

“A castração é uma das principais formas para quebrar a cadeia de transmissão da doença, para evitar que o animal saia de casa para procriar e ter contato com outros animais infectados”, informou Cavalcante.

(Henrique Souza/Semsa)

A ação foi realizada por meio da Unidade Móvel do CCZ, instalada no estacionamento do Estádio Ismael Benigno, na Avenida Presidente Dutra, N° 183, bairro São Raimundo, Zona Oeste. No local, de acordo com Jhonata, também foram oferecidos serviços de vacinação antirrábica e educação em saúde.

Moradora do bairro Santo Antônio, a comerciante Laís Nobre foi contemplada com a ação da Semsa. O gato dela foi castrado e ela entendeu a importância que o controle populacional desempenha no combate à doença. “Ele foi abandonado na rua da minha casa, então, eu decidi adotá-lo e o trouxe aqui, hoje, para realizar a castração. Vai evitar que ele tenha mais filhotes, que tenha mais animais na rua, e também impedir que essa doença se espalhe”, disse.

Casos

Manaus já registrou 160 casos de esporotricose humana desde 2020, além de 240 casos de esporotricose animal, sendo a maioria na população felina. Os sintomas iniciais em humanos são lesões parecidas com uma picada de inseto, e o tratamento, na maioria dos casos, pode ser feito com administração de antifúngico, sob orientação do médico ou veterinário.

A doença pode ser transmitida, tanto aos animais quanto às pessoas, pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. O animal contaminado pode transmitir, aos seres humanos, por meio de arranhões, mordidas ou contato com a pele lesionada.

Mais informações sobre esporotricose animal podem ser obtidas pelo Disque-Saúde (0800–280–8–280), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no WhatsApp 98842-8484 (esporotricose), ou pelo e-mail [email protected]. Para pacientes com suspeita de esporotricose humana, a Semsa disponibiliza atendimento médico em oito unidades de saúde de referência.

Unidades para o atendimento de esporotricose humana

Disa Norte
Clínica da Família Carlson Gracie – Avenida Curaçao, s/n°, Nova Cidade
UBS Armando Mendes – Rua Aragarças, s/n°, Conjunto Manoa, Cidade Nova (Policlínica de Referência – Dr. José Antônio da Silva)

Disa Sul
Clínica da Família Dr. Antônio Reis – Rua Escandinávia, São Lázaro (Policlínica de Referência Castelo Branco)

Disa Leste
Clínica da Família Severiano Nunes – Rua das Dálias, s/n°, Jorge Teixeira
UBS Luiza do Carmo – Avenida Ministro Mário Andreazza, 5.585, Vila da Felicidade (Policlínica de Referência Dr. Antônio Comte Telles)

Disa Oeste
UBS Vila da Prata – Rua Gusmania, s/n°, Conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada
UBS Santo Antônio – Rua Promécio, s/n°, Vila da Prata
UBS Ajuricaba – Rua Lauro Bittencourt, s/n°, Santo Antônio (Policlínica de Referência Djalma Batista)

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.