4 de março de 2021

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – As visitas prisionais serão retomadas a partir da próxima quarta-feira, 17, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A decisão veio após reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no último sábado, 13. As visitas estavam suspensas desde dezembro do ano passado após medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado.

Segundo o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, mesmo com o retorno das visitas presenciais, o órgão irá manter o sistema de chamadas por vídeo. “Vamos permanecer com as televisitas em paralelo às presenciais, pois entendemos a dor da distância das famílias, mas também sabemos que não tem como conceder a visita presencial a todos de uma só vez. Portanto, vamos continuar mantendo esse contato virtual para amenizar a saudade dos familiares”, explicou o secretário.

A REVISTA CENARIUM conversou com um profissional de saúde para saber o que pensa a respeito desse retorno de visitas presenciais. “Penso que não devem voltar as visitas e outras atividades em restrição enquanto não for concluída a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Foi concedendo essa abertura que nos tornamos os mais infectados de todos (o estado com maior índice de infectados)”, afirmou Marcus Barros, médico infectologista que atua no Amazonas.

Casos registrados

De acordo com os últimos dados encontrados pela CENARIUM, dos casos do novo coronavírus registrados dentro das penitenciárias, 125 são em detentos, com uma morte confirmada por covid-19 entre os presos, e 23 em servidores que atuam no sistema, com duas mortes pelo novo coronavírus. Os casos foram registrados na capital e no interior do estado.

O primeiro caso confirmado no sistema prisional do estado foi no dia 22 de abril, no Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1), em Manaus. Em todo o Amazonas, o número de infectados ultrapassa 114 mil, com mais de 3,5 mil mortes por Covid-19.

“Visita Legal”

O agendamento das visitas por meio do aplicativo “Visita Legal” iniciará na segunda-feira,15, às 9h, e encerrará na quinta-feira, 18, às 16h. A partir do dia 19 de fevereiro, os agendamentos voltam a ocorrer de sexta-feira, às 16h, até segunda-feira, às 8h.

Todos os visitantes deverão adentrar as unidades fazendo o uso de máscaras e também terão suas mãos higienizadas com álcool em gel, suas temperaturas aferidas, além de passarem pelos procedimentos de revista.
A lista com a programação do retorno das visitas presenciais será disponibilizada nas redes sociais da Seap (Facebook e Instagram: @seap.am) e, a partir de segunda-feira, 15, no site da secretaria: www.seap.am.gov.br.