Segeam é a primeira prestadora de serviços ao SUS, do País, a obter certificação de qualidade

O processo de certificação teve início em 2020 (Reprodução/Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – Completando dez anos de atuação no Amazonas, em 2022, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu início às comemorações com a obtenção da Certificação por Distinção dos Serviços de Enfermagem concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com sede em São Paulo, que atua há mais de 25 anos nesse tipo de processo voltado à melhoria da qualidade e segurança no setor. A Segeam é a primeira prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, a conquistar esta certificação.

A presidente da Segeam, enfermeira estomatoterapeuta Karina Barros, destaca que a certificação reforça o comprometimento e o esforço do corpo técnico e da alta gestão da instituição em garantir uma assistência de qualidade aos usuários das unidades públicas de saúde no Estado, sempre com foco na ética e na atualização profissional permanentes, as quais elevam o padrão de excelência da enfermagem amazonense.

PUBLICIDADE

“Acreditamos que esse é apenas o início de um processo contínuo de busca por avanços na assistência pública. Quando almejamos a excelência, os critérios precisam seguir padrões muito específicos, utilizados em unidades de saúde de referência no Brasil e no mundo. A certificação IQG é reflexo de um árduo trabalho de meses, para a adequação e adaptação a esses padrões, e de criação de fluxos e protocolos próprios mais eficazes. Os resultados ultrapassam o atendimento direto ao público, alcançando toda nossa estrutura física e de pessoal, incluindo também a área de gestão”, frisou Karina Barros.

A superintendente de Administração e Finanças da Associação, Eliane Calderaro, explica que o processo de certificação teve início em 2020, segundo ano de pandemia no Amazonas, e período em que a enfermagem se mostrou, mais uma vez, essencial no campo assistencial, atuando em maternidades, prontos-socorros de grande porte e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), por exemplo.

“Soubemos aproveitar um momento crítico enfrentado pelo Amazonas e pelo mundo com a pandemia da Covid-19, para melhorar ainda mais nossos serviços, nos adequando, dentro das possibilidades, às demandas existentes e gerando resultados importantes que poderão nortear, no futuro, políticas públicas de melhorias na saúde”, frisou.

De acordo com Calderaro, com a certificação IQG e outras certificações em processo de aquisição pela Segeam (ISO e Qmentum Internacional), a Associação contribui não só para um atendimento de alto padrão aos usuários, como estimula outras instituições a buscarem esse tipo de melhoria, garantindo um diferencial nas práticas executadas no âmbito do SUS.

Segundo a presidente do Instituto Qualisa de Gestão, Mara Machado, a enfermagem representa 70% da força de trabalho na saúde. “É preciso reorientar e reposicionar o trabalho destes profissionais na estratégia do sistema. A certificação de serviços de enfermagem inclui benefícios para o País, como a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços públicos. Para os profissionais, a certificação é o reconhecimento de que são, tecnicamente, qualificados, comprometidos com a qualidade e capazes de fazer frente aos riscos de sua atividade e à demanda do mercado de trabalho”.

Ela destacou, ainda, que os enfermeiros da Segeam entendem as necessidades e as expectativas do SUS. “Assim, podem fornecer informações e soluções para atenderem às necessidades da população e influenciarem no futuro da enfermagem”, opinou.

Certificação

O processo final de avaliação para a concessão da certificação da Associação Segeam teve duração de três dias, com início em 9 de março de 2022. Foram considerados diversos critérios técnicos, tais como: modelo da prática assistencial, coordenação relacional entre as partes, gestão integrada, aplicação de boas práticas/protocolos, performance, trabalho em equipe, entre outros. Os resultados das adequações sugeridas ao longo dos últimos meses, a partir de acompanhamentos técnicos, foram apresentados pelos membros da alta gestão à equipe de avaliadores.

A análise partiu da prestação de serviços em 25 unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) nas quais a Segeam presta serviços, além da sede da instituição, situada no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. Entre as unidades avaliadas, estiveram: Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, Hospital-Geral Dr. Geraldo da Rocha, Maternidade Ana Braga, Maternidade Dona Nazira Daou, Pronto-Socorro da Criança do São José e SPA Joventina Dias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.