Segeam obtém certificação internacional de qualidade e excelência em atendimento no SUS

A enfermeira estomaterapeuta Karina Barros afirma que a associação Segeam está na contramão do que vem ocorrendo no atual momento no mundo (Reprodução/Internet)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) está em fase avançada de treinamento para a obtenção de certificação Qmentum, concedido pela IQG – Health Services Accreditation, instituição situada em São Paulo (SP), e que confirma as boas práticas de gestão e de assistência transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência executados em nível internacional.

“Será a primeira entidade prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil a obter a acreditação, um ganho para o Amazonas e, especialmente, para os usuários da rede pública de saúde, que continuarão tendo um atendimento sempre pautado na qualidade e na ética profissional, padrão adotado desde que a Associação passou a existir”, destacou a presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros.

PUBLICIDADE

Para ela, a Associação Segeam está na contramão do que vem ocorrendo no atual momento no mundo, investindo em treinamento e certificações de qualidade essenciais ao desenvolvimento profissional, e que visam garantir o aprimoramento dos serviços de saúde.

“Apesar de a humanidade estar vivendo um de seus piores momentos com a pandemia da Covid-19, com instituições de saúde lotadas e profissionais sobrecarregados, a enfermagem tem agido de forma desafiadora, se destacando no papel que sempre exerceu, e atraindo outros olhares da população e de autoridades. Isso tem exposto, por exemplo, nossas lutas históricas por melhorias no ambiente de trabalho e por reconhecimento à categoria”, frisou.

A Segeam é uma prestadora de serviços de saúde à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e conta com mais de 1060 colaboradores em seu corpo técnico, sendo 99% deles, profissionais enfermeiros com atuação em áreas como saúde mental, diabetes, obstetrícia, urgência e emergência, contribuindo para o bom funcionamento do SUS. “Nosso corpo técnico tem feito total diferença no enfrentamento à pandemia, com profissionais na linha de frente ajudando na gestão de crises, na assistência direta ao usuário e na construção de políticas que ficarão como legado no pós-pandemia”, reforçou Karina Barros.

A presidente da Associação destaca que a certificação, que conta com várias etapas de treinamento, a maior parte online, vem para auxiliar no árduo trabalho desenvolvido pela enfermagem nos vários campos de atuação, contribuindo com o aprimoramento, atualização de protocolos clínicos e de gestão, além de auxiliar na ampliação do Programa de Qualificação Profissional da instituição, que adotou como slogan, a frase ‘Gerir com competência para servir com excelência’.

“Sabemos o quão arriscado tem sido atuar na pandemia, mas a missão da enfermagem, de aprimoramento e desenvolvimento da arte do cuidar, faz com que todo esforço valha a pena. Nos sentimos honrados em poder ajudar a minimizar o sofrimento da população, nos doando cada dia mais para que possamos, muito em breve, retornar às nossas vidas normais. É um trabalho que conta com muito amor e dedicação”, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.