Senado aprova PEC que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas, inclusive a maconha

(Jonas Pereira/ Agência Senado)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA (DF) – Nesta terça-feira, 16, o Senado aprovou em primeiro turno, por uma margem de 53 votos a 9, a medida que torna crime a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. Os senadores agiram antes do Supremo Tribunal Federal (STF), que também está examinando o assunto, mas teve o julgamento interrompido em março. A votação da proposta de emenda à Constituição no Senado ainda requer confirmação em segundo turno.

A PEC conta com amplo apoio da oposição e foi proposta pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A medida acrescenta à Constituição a criminalização da posse e do porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com a legislação ou regulamentação vigente.

Na prática, isso reitera o que já está estabelecido na Lei de Drogas, que prevê punições para o porte e a posse de drogas para uso pessoal. Na votação, a bancada do PT orientou contra a proposta, mas a liderança do governo não fez orientação formal.

PUBLICIDADE
Resposta ao STF

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em resposta ao início da votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. No primeiro turno, a PEC recebeu 53 votos a favor e 9 contra. No segundo turno, foram 52 votos favoráveis e 9 contrários. Agora, o texto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Senadores favoráveis à proposta expressaram preocupação ao longo da tarde devido ao baixo número de presentes para a votação. O presidente do Senado aguardou até que houvesse um número confortável de senadores presentes para garantir a aprovação, já que as PECs requerem 49 votos favoráveis para serem consideradas.

Às 19h07 no horário de Brasílua, com 65 senadores presentes, 16 a mais do que o necessário para a aprovação, Pacheco iniciou então a votação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu no dia 6 de março o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. A data para retomada do julgamento não foi definida.

Leia também: Ministros votam a favor da descriminalização do porte de drogas
Edição: Hector Muniz
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.