Servidores do Ibama decidem na quinta-feira sobre greve geral

Agente do Ibama na Terra Indígena Yanomami (Reprodução/Ibama)
Valéria Costa – Da Revista Cenarium Amazônia

BRASÍLIA (DF) – Uma reunião do conselho de entidades da Associação Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ascema Nacional) nesta quinta-feira, 4, vai decidir sobre paralisação e greve geral de todos os servidores do Ibama por tempo indeterminado. A informação é do presidente da Associação de Servidores do Ibama do Distrito Federal (DF), André Oliveira.

À REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, o servidor, que também é diretor-administrativo e financeiro da Ascema Nacional, afirmou que a reunião será on-line, com início às 18h (horário de Brasília), com representantes de todas as Associações Estaduais e a entidade nacional.

“Vamos discutir e encaminhar sobre ações de paralisação de toda carreira de especialista em meio ambiente. Depois disso, cada Estado precisa chamar uma assembleia na associação local e aí, sim, ser colocado como pauta a ser deliberada. Passando nas assembleias, fica deflagrada a greve da carreira ambiental”, adiantou o dirigente.

PUBLICIDADE
Funcionários cobram resposta sobre reestruturação de carreira (Vinicius Mendonça/Ibama)
Paralisação

Ele afirmou que, por enquanto, neste momento, o que há é uma paralisação das atividades finalísticas do órgão, como fiscalização ambiental na Amazônia e em terras indígenas, como a Yanomami, vistorias de processos de licenciamento ambiental, processos autorizativos, prevenção e combate a incêndios florestais e atendimento às emergências ambientais.

André Oliveira ressalta que os servidores reivindicam melhores condições de trabalho e também revisão salarial. A entidade representativa chegou a estabelecer negociações com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em 2023, mas não avançou. A primeira reunião ocorreu em 9 de outubro do ano passado.

“Já tivemos algumas reuniões e ofícios enviados para o presidente do Ibama e para o MMA e o MGI. Pautaremos isso na reunião do conselho de amanhã também. O foco, agora, é que o MGI possa chamar a segunda reunião da mesa de negociação de reestruturação da carreira”, disse o dirigente.

Diálogo

Procurado pela reportagem, o Ibama enviou nota à CENARIUM em que afirma que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pasta a qual é vinculado, está em diálogo com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para que seja apresentado um cronograma das próximas etapas de negociação com servidoras e servidores do ministério, do Ibama, do ICMBio e do SFB.

“A reestruturação das carreiras ambientais é uma prioridade para o MMA”, finaliza a nota.

Leia mais: Paralisação iminente: servidores do Ibama planejam suspender fiscalização ambiental
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.