Sindicância da UEA inicia atividades para apurar denúncia contra professor suspeito de traficar órgãos


24 de fevereiro de 2022
Sindicância da UEA inicia atividades para apurar denúncia contra professor suspeito de traficar órgãos
A comissão é constituída por dois advogados e dois patologistas (Reprodução/Internet)

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em nota divulgada nesta quinta-feira, 24, a Comissão de Sindicância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou que iniciou as atividades para apurar, no âmbito da instituição, a denúncia de irregularidade administrativa do professor concursado da disciplina de Anatomia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).

O professor Helder Bindá Pimenta foi alvo de uma operação da Polícia Federal por possível prática do crime de tráfico internacional de órgãos humanos, realizada nessa terça-feira, 22. Segundo as investigações, o suspeito enviou órgãos humanos plastinados, procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, que consiste basicamente em extrair os líquidos corporais, substituindo-os por resinas plásticas.

O receptador dos órgãos seria o estilista da Indonésia Arnold Putra, famoso por participar de eventos de moda com artigos feitos por ele e colecionar carros caros. Entre os itens confeccionados pelo homem está uma bolsa feita com línguas de jacaré e a espinha de uma criança, segundo o site ucraniano The Sun.

No texto, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, pontuou que a medida é para obter respostas do ponto de vista institucional. “A comissão é constituída por dois advogados e dois patologistas. São profissionais qualificados para avaliar o caso”, reiterou.

A presidente da Comissão de Sindicância e professora da UEA, Patricia Fortes Attademo Ferreira, informou que todo o processo correrá sob sigilo por parte da instituição. “Hoje, vamos disponibilizar a ata de abertura da sindicância com as providências da comissão para iniciar as oitivas e colher os depoimentos”, explicou.

Comissão de Sindicância da UEA (Divulgação)

Participaram da reunião da comissão, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, o procurador jurídico da UEA, David Xavier, os membros da comissão, Tiago Novaes Pinheiro (docente vinculado à Escola Superior de Ciências da Saúde) e Antonio Eduardo Martinez Palhares (docente vinculado à Escola Superior de Ciências da Saúde), além do secretário da comissão, Wandrey Cristiano de Jesus Vieira.

Afastamento

Nessa terça-feira, 22, a UEA decretou o afastamento cautelar por 30 dias do professor concursado da disciplina de Anatomia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). O afastamento ocorreu depois da Polícia Federal (PF) do Amazonas realizar uma operação contra o tráfico internacional de órgãos.

Leia mais: Universidade do Estado do Amazonas afasta professor investigado pela PF por tráfico internacional de órgãos

Em nota, a defesa técnica do professor afirma que ele é investigado em processo de fase inicial, não havendo nenhuma condenação. A defesa também confirma o afastamento do profissional e ressalta que o mesmo “irá contribuir com a investigação estando à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento”.

Nota divulgada pela defesa do professor

Estilista na Amazônia

 O estilista suspeito de encomendar órgãos humanos de Manaus para Singapura, na Ásia, já esteve em um passeio a aldeias indígenas da etnia Yagua, próximo ao Vale do Javari, região do extremo Oeste do interior do Amazonas. Imagens compartilhadas na internet mostram o estilista presenteando os povos indígenas com produtos de grife.

Leia também: Estilista suspeito de encomendar órgãos humanos já esteve com indígenas do Vale do Javari, no AM

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.