Sindicato dos professores da UEA apoia nome de Zé Ricardo para superintendência da Suframa

Ex-deputado federal José Ricardo (PT-AM) (Najara Araújo/Câmara dos Deputados)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) declarou apoio ao nome do ex-deputado federal e economista José Ricardo (PT-AM) para o cargo de titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Por meio de nota disseminada nesta sexta-feira, 10, a entidade destaca que Zé Ricardo “tem larga experiência na luta política em defesa da Zona Franca e das trabalhadoras e trabalhadores, sendo o nome mais estratégico para ocupar a vaga do órgão federal“.

Em primeiro lugar, Zé Ricardo conhece o modelo exitoso da Zona Franca de Manaus. Além de economista e bacharel em Direito, já foi professor universitário da economia e presidiu o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), entidade que também declarou apoio ao seu nome. Além disso, tem pós-graduação em gerência financeira empresarial e presta consultoria econômica a fábricas do Polo Industrial desde 1989“, consta um trecho da nota.

Trecho da nota de apoio do Sind-UEA (Divulgação)

Diferencial político

Segundo a secretária de Comunicação e integrante da diretoria do Sind-UEA, Ceane Simões, a nota de apoio a José Ricardo para superintendência da Suframa atende uma demanda da base sindical que entende que, além das prerrogativas técnicas, o ex-deputado apresenta condições especiais do ponto de vista político.

PUBLICIDADE

“Nossa compreensão é de que esse cargo deveria ser ocupado por alguém como ele, pelas qualidades apontadas e que são notórias e inegáveis, e também pelo fato de que nos vimos em uma posição muito fragilizada, ano passado, sobretudo, com os decretos do então Governo Bolsonaro que fragilizaram muito as vantagens comparativas da ZFM, e isso afeta, diretamente, a própria existência da universidade [UEA]“, declara Ceane que complementa:

Ficamos em uma situação, enquanto uma universidade pública mantida com recursos advindos desse setor da indústria do Estado, numa posição de muita vulnerabilidade, o que nos fez, obviamente, mobilizar a base, realizar protestos, entrar em campanha pela defesa da nossa universidade. Além disso, Zé Ricardo sempre demonstrou, com muita qualidade, enquanto deputado, ser um político muito atuante no campo da educação, atento às demandas da educação pública e, por isso, ele merece nosso total apoio e consideração nessa empreitada”, explica a secretária.

Ex-deputado federal e economista José Ricardo (PT-AM) (Reprodução)

Rede de apoio

No texto, o sindicato relembra a conquista dos recursos federais, pelo então deputado federal, na qual uma parte foi destinada à educação entre os anos 2020 e 2023. “(…) Entre 2020 e 2023, durante mandato como deputado federal, conquistou mais de R$ 176 milhões em recursos federais para o Amazonas. Do total, quase metade (R$ 99,7 milhões) foi destinada para a educação, área que sempre demonstrou ter apreço. Não à toa, recebeu apoio para ocupar a chefia da Suframa por parte das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima, além de sindicatos do setor“, salienta.

Em dezembro de 2022, o Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) aprovou, por unanimidade, uma manifestação intitulada “carta aberta” para apoiar o nome de José Ricardo, economista, para chefiar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Na ocasião, a rede de apoio ao ex-deputado se estendeu aos profissionais da educação, agricultura e tecnologia. Integrantes dos diversos setores entendem que José Ricardo “possui um perfil técnico e político e conhecimento quanto ao modelo Zona Franca de Manaus”.

Leia também: Profissionais da economia, institutos e sindicatos apoiam nome de José Ricardo para superintendente da ZFM

Bancada amazonense

Na contramão das entidades que sugerem Zé Ricardo como superintendente da Suframa, a bancada de parlamentares do Estado do Amazonas, no Congresso, indicou o ex-deputado federal Bosco Saraiva (PSD) para ocupar o cargo. A informação foi dada em primeira mão ao programa Boa Noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, no último dia 1° de março. A bancada amazonense é composta por oito deputados federais e três senadores.

Sem titular há quase dois meses, a Suframa se tornou alvo de uma disputa silenciosa entre o PSD, do senador Omar Aziz, e o PT, de Sinésio Campos. Mesmo sendo o de José Ricardo um dos nomes mais cotados para assumir a autarquia, até o momento, prevalece a força política do senador Omar Aziz, que se mostrou mais articulado junto à bancada do Estado no Congresso Nacional.

Zona Franca de Manaus (Divulgação/Secretaria Geral)

Atualmente, quem está no cargo, de forma interina, é o servidor de carreira da autarquia, Marcelo Pereira. Ele já respondeu interinamente pelo órgão em dezembro do ano passado. À época, o então superintendente Algacir Polsin, militar indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o nomeou superintendente adjunto executivo.

Marcelo Pereira substitui a também servidora de carreira e economista Ana Maria Souza, que até o dia 16 de fevereiro comandava, interinamente, a instituição. Ana Maria foi anunciada em janeiro, já nas primeiras semanas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Técnico x político

Em entrevista concedida à REVISTA CENARIUM, em fevereiro deste ano, o superintendente interino, Marcelo Pereira, disse que a pasta é estratégica para o governo federal, e que Lula vive um dilema quanto à escolha do titular, entre um nome técnico ou político.

Não podemos negar que a Superintendência da ZFM é estratégica, politicamente, apesar de ser muito técnica. O governo federal, ele está, neste momento, atuando sobre essa decisão de trazer um nome político ou manter um nome técnico. Então, há esse dilema dentro do governo federal”, salientou Marcelo.

O Polo Industrial de Manaus (PIM) possui, aproximadamente, 500 indústrias de alta tecnologia, gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente, nos segmentos eletroeletrônico, bens de informática e duas rodas.

Leia a nota na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.