‘Sinto-me representada’, diz advogada indígena após filiação no partido Rede Sustentabilidade

A presidente da Comissão dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), advogada Inory Kanamari (Reprodução/Redes Sociais/@adv_inorykanamari)
Jessika Caldas – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – A presidente da Comissão dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), advogada Inory Kanamari, filiou-se nesta segunda-feira, 19, ao Partido Rede Sustentabilidade do Amazonas (Rede). A assinatura da ficha de filiação ocorreu em Manaus, de forma on-line.

Em entrevista à REVISTA CENARIUM, a advogada e palestrante indígena afirmou que se identifica com as causas defendidas pelo partido e sua filiação à Rede vai ao encontro dos interesses das comunidades indígenas.

A advogada Inory Kanamari em tradução da Constituição para a língua indígena Nheengatu (Reprodução/Redes Sociais/@adv_inorykanamari)

“Eu escolhi o partido Rede porque ele defende as causas indígenas e traz a representatividade da causa da mesma forma como eu, e vejo que ele atende muito bem aos interesses da comunidade indígena do nosso Estado”, disse Inory Kanamari.

PUBLICIDADE

Questionada se neste ano se candidataria a algum cargo público, Kanamari deixou em aberto. “Eu continuo pensando, não tem nada certo, mas seria interessante, eu como representante dos povos indígenas da OAB-AM, saindo como candidata pelo partido, representando meu povo”, afirmou.

O dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, Tacius Fernandes, afirmou à CENARIUM que Inory movimenta o cenário político indígena do Amazonas.

“A Inory é um grande quadro do movimento indígena do Amazonas. Tem um trabalho sério no amparo e defesa dos direitos dos povos indígenas pela OAB-AM e, com certeza, fará a diferença efetiva nas eleições municipais deste ano. A Rede Sustentabilidade Amazonas tem sido um instrumento importante para que os povos originários tenham vez e voz na política institucional”, afirmou Tacius.

A advogada Inory Kanamari fala ao microfone em uma palestra (Reprodução/Redes Sociais/@adv_inorykanamari)

Já o diretor estadual da Rede Sustentabilidade, Gilberto Ribeiro, afirmou que o partido irá apoiar a candidatura de Inory caso ela decida sair realmente pela sigla em Manaus.

“A princípio, ela quer sair por Manaus, e a gente vai apoiar, essa é a ideia. Mas, se ela quiser sair em qualquer parte de outros municípios, também iremos apoiá-la”, finalizou.

Quem é Inory Kanamari?

Inory Kanamari é a primeira advogada indígena do povo Kanamari, natural de Itamarati (a 983 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas. Ela atua na defesa dos direitos humanos e dos povos indígenas. Atualmente, está como presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da OAB/AM, além de ser vice-presidente da Comissão Especial de Amparo e Defesa dos Povos Indígenas no Conselho Federal da OAB.

Inory Kanamari também atuou como consultora no projeto de tradução da Constituição Federal para a língua indígena Nheengatu, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no ano de 2023. Com currículo extenso, ela também faz parte da Academia de Letras, Ciência e Cultura da Amazônia.

Leia mais: ‘Nossa língua deve ser respeitada’, diz advogada indígena que ajudou a traduzir Constituição
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.