Sismouv: Ouvidoria de Manaus lança sistema que moderniza atendimento ao cidadão

(Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Manaus apresentou nesta quinta-feira, 16, a modernização da Ouvidoria Municipal com o lançamento do Sistema Municipal de Ouvidoria (Sismouv), que cria Ouvidorias Setoriais em todas as pastas da administração direta e indireta, além da Ouvidoria Itinerante, o Banco de Sugestões, Dúvida Cidadão e Carta de Serviços. A cerimônia na sede do órgão, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, foi alusiva ao Dia Nacional do Ouvidor, celebrado hoje.

O vice-prefeito Marcos Rotta (PP), que esteve presente no evento, defendeu que a modernização torna mais acessível à participação popular no poder público, que pode transformar reclamações, sugestões e críticas em projetos.

“É ouvindo as pessoas que nós vamos procurar cada vez mais ter os anseios populares traduzidos em ações, em programas e em projetos, porque não existe uma forma mais ágil de você saber como um cidadão está passando do que ele próprio fazer o seu relato“, afirmou.

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O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta. (Jander Souza/ CENARIUM)

O Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv) reunirá as ouvidorias existentes na Administração Direta e Indireta da Prefeitura. A instituição do Sismouv consta no Decreto nº 5.498, de 9 de fevereiro de 2023.

O ouvidor do município Nonato Oliveira lembrou que a Ouvidoria Municipal passou a fazer parte da estrutura organizacional da Controladoria-Geral do Município recentemente, e que, agora, está preparada para abrir seus canais de comunicação.

“E implementar esse novo formato que se constitui de ações que efetivamente vão abrir canais e aproximar a Prefeitura da população, dando absolutos meios de acessibilidade às manifestações dos cidadãos”, concluiu.

Ouvidor do município, Nonato Oliveira. (Jander Souza/ CENARIUM)

O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria é responsável por receber reclamações, denúncias, elogios e sugestões de quem usa o serviço. Por meio do Sismouv, a Ouvidoria-Geral do Município poderá monitorar a atuação das ouvidorias dos demais órgãos no tratamento das manifestações recebidas pelos cidadãos e definir metodologia padrão para medição do nível de satisfação dos usuários de serviços públicos.

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