Sob risco de perder título de Cidadão Amazonense, publicitário Durango Duarte diz que vai devolver honraria

Durango Duarte: publicitário gaúcho ataca deputados do AM e despreza título de "Cidadão Amazonense" (Arquivo Pessoal/Reprodução)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Se antecipando ao risco de perder o “Título de Cidadão do Amazonas” em votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), conforme noticiou a REVISTA CENARIUM, o publicitário Durango Duarte protocolou nessa segunda-feira, 24, um Termo de Devolução da honraria. O empresário está ameaçado de perder o título após acusar parlamentares do Estado de “tráfico de influência”.

Em entrevista a um portal de notícias em Manaus, Durango mostrou o documento que se adianta à votação do Projeto de Lei para revogação do título, apresentado pelo deputado estadual Fausto Jr (MDB). Nelo, o empresário afirma que é “crítico, sim, mas que é defensor da democracia”. O publicitário ainda questiona o motivo dos deputados não colocarem em “xeque” a honraria concedida do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) que, segundo ele, “tem atuado contra o Amazonas”.

Natural do Rio Grande do Sul, Durango Duarte foi agraciado com o Título de Cidadão do Amazonas em 2019. Fez carreira e patrimônio trabalhando em Manaus, onde atua há mais de 30 anos, principalmente, nos segmentos de pesquisa eleitoral e marketing político. O publicitário já se envolveu em polêmicas com contratos públicos suspeitos, segundo o Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

PUBLICIDADE

Moção de Repúdio

Além do Projeto de Lei para revogar o status de “Cidadão do Amazonas”, o deputado Fausto Júnior protocolou, também, um requerimento para formalizar uma “Moção de Repúdio” na Assembleia Legislativa contra o publicitário, tornando-o “persona non grata” no Estado. Expressão do latim que significa que ele não é mais “bem-vindo” no Amazonas.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e atual conselheiro de Contas do Estado, Josué Neto se pronunciou contra as declarações de Durango Duarte. Ele foi o autor do requerimento que concedeu o status de “Cidadão do Amazonas” ao publicitário gaúcho.

“As declarações do pesquisador Durango não fazem ataques a mim. Fazem ataques ao povo do Amazonas”, afirmou o conselheiro em entrevista ao Site Direto ao Ponto, do Amazonas, estendendo a insatisfação na internet, no perfil do Twitter.

Autor do “Título de Cidadão do Amazonas” ao publicitário, José Neto se pronuncia sobre polêmica (Reprodução/Twitter)

Críticas

As acusações aos parlamentares foram feitas também em portal de notícias de Manaus, no dia 18 de maio. Na entrevista, o publicitário indicou que os parlamentares usam a função para a prática de “tráfico de influência” ao ser questionado sobre a autonomia da Assembleia Legislativa do Amazonas, junto ao Poder Executivo Estadual.

“Olhe para um deputado, olhe bem nos olhos dele, observe os gestos dele, aí tu fazes uma conta assim e pega no papel: Quantos cargos possui no governo? Quantas empresas de amigos ele tem no governo? Quais são os interesses dele futuro? Quais são as emendas que ele tem no interior do Estado? – Um deputado, você analisa por aqui. Aí, provavelmente, muitos deputados não teriam muitos motivos”, disse ele à época.

Na mesma entrevista, o publicitário ridicularizou a honraria concedida pela Aleam. “Como o deputado não tem muito o que fazer, dando título – até para mim já me deram título, “Título de Cidadão do Amazonas” – aí é título disso, é medalha de ouro disso, é não sei o quê. Aí o que acontece: o deputado perdeu o papel dele”, conclui em tom de deboche.

Veja o documento de devolução:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.