STF solicita informações sobre nomeação de Simone Denarium ao TCE-RR

Ministro emitiu despacho após reclamação do deputado Jorge Everton (Reprodução/Internet)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, proferiu um despacho, na quarta-feira, 31, solicitando informações ao Governo de Roraima e à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) sobre a nomeação da esposa do governador Antonio Oliverio Garcia de Almeida ‘Denarium’, Simone Soares de Souza ‘Denarium’ como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). Até o momento, os órgãos não emitiram pronunciamento.

A ordem mencionada no documento faz parte do processo de uma reclamação (RCL 59935) apresentada pelo deputado estadual Jorge Everton (União Brasil), que foi um dos candidatos na disputa pelo cargo de conselheiro do TCE-RR. O parlamentar alega a existência de irregularidades na eleição para o posto vitalício. O parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) aguarda a manifestação dos Poderes Executivo e Legislativo antes de ser emitido.

Ministro solicitou informações aos órgãos a respeito da nomeação de Simone Denarium (Nelson Junior/STF)

Pedido do parlamentar

O parlamentar encaminhou um pedido ao STF para que, ao avaliar o mérito da ação, a nomeação de Simone seja anulada. Everton também propõe a convocação de uma nova eleição para a seleção do cargo de conselheiro. Nesse processo eleitoral subsequente, o deputado tem a intenção de concorrer com a ex-procuradora do Estado e advogada Maria da Glória de Souza Lima, e com o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Odlare Lima de Freitas.

PUBLICIDADE
Deputado propõe nova eleição com sua candidatura, a da advogada Maria Lima e a do reitor Regys Freitas (Reprodução)

Nomeação de Simone

A esposa do governador de Roraima e empresária, Simone Denarium, foi eleita como conselheira do TCE-RR no dia 22 de maio, com 17 votos a favor, dos 24 deputados estaduais presentes na ALE-RR. De acordo com o decreto (N° 34.343), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), Simone deve receber salário mensal de R$ 35.462,22.

O governador e o vice-governador Edilson Damião viajaram para a Guiana no dia seguinte à eleição da primeira-dama para o cargo. O documento foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa e aliado de Antonio Denarium, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Simone foi nomeada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (Reprodução/Facebook)

Sem respostas

Até o momento do fechamento desta matéria, os órgãos mencionados no despacho do STF não responderam às várias tentativas de contato realizadas.

A assessoria do deputado Jorge Everton comunicou que, até o momento, não obteve resposta por parte do parlamentar. No entanto, caso haja algum posicionamento posterior, o mesmo será prontamente encaminhado à Revista Cenarium.

Veja o documento:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.