‘Temos que gerar empregos em RR’, defende candidato ao Senado Romero Jucá em sabatina à emissora de TV local

Romero Jucá em entrevista a Rede Amazonica_Benício Moreira (Divulgação)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA – O candidato ao Senado, Romero Jucá (MDB), participou nesta quinta-feira, 8, da Sabatina de Entrevista promovida pela Rede Amazônica, afiliada à Rede Globo em Roraima, com os candidatos ao Senado pelo Estado, mais bem pontuados na última pesquisa Ipec. Jucá foi o quarto entrevistado da semana e na ocasião respondeu perguntas nas áreas de saúde, política, educação, garimpo em terras indígenas e empregos, e também sobre o que pretende fazer caso seja eleito no próximo dia 2 de outubro, data em que ocorre o 1º turno.

O candidato tem como suplentes o servidor público Plácido Alves de Figueiredo Neto e o servidor público federal Sérgio Pillon Guerra. E tem como candidata ao governo a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita, também do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Um dos temas centrais da entrevista foi a geração de emprego e renda para a população. O Estado de Roraima, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), apresentou uma queda de 2,6 ponto percentual (p.p) na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2022. A taxa ficou em 6,2%, menor que a do 1º trimestre, com 8,8%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mas ainda possui uma faixa da população em busca de emprego.  

PUBLICIDADE

“Peço a oportunidade de voltar para Brasília e de trabalhar de uma forma organizada, eu estou preparado para fazer esse trabalho, tenho experiência, tenho condições de atuar no sentido de melhorar o desenvolvimento do Estado, de ajudar a gerar emprego. Esse desafio é muito grande, temos que gerar empregos em Roraima”, destacou o candidato.

De acordo com o candidato, para melhorar a economia e gerar emprego e renda, é necessário cuidar das estradas, sejam elas as federais ou as vicinais de todo o Estado e afirmou que vai trabalhar junto com Teresa Surita para o envio de recursos para que as obras possam ser executadas.  

“Nós temos que recuperar as nossas BRs e fazer a sua manutenção. Da mesma forma, temos que cuidar das estradas vicinais. E eu sempre ajudei as prefeituras com os recursos para essas estradas. Mas agora, nós vamos trabalhar com a Teresa no Governo, para asfaltar as vicinais e garantir a produção”, observou Romero.

Mineração regularizada

Questionado pelos jornalistas sobre a atividade de mineração no Estado, o candidato ao Senado defendeu que a mineração em Roraima precisa ser regularizada pela União, junto ao Estado.

“Não faz sentido nós termos tantas pessoas passando necessidade, enquanto o Estado é tão rico. Porém, nós temos que regulamentar a mineração. Porque só assim, a gente vai definir as áreas que podem ser usadas, as regras, além de fazer a arrecadação para o Estado e os municípios. Da forma que está hoje, todos perdem. Então, o que temos é o prejuízo ambiental, econômico e social. E nós temos que mudar isso”, ressaltou.

Romero Jucá ainda foi questionado sobre como pretende dialogar com as lideranças indígenas para que a mineração em suas terras seja feita, já que muitas são contrárias por conta dos problemas que o garimpo traz para a saúde.

“Veja bem, cada comunidade indígena tem o direito de querer ou não querer. A constituição brasileira já diz isso, o que nós temos que fazer é regulamentar bem, hoje não há regulamentação. Então como não há uma forma organizada de explorar legalmente, o garimpo em terras indígenas hoje é proibido, não é passível que tem exploração, mas é possível haver exploração mineral em terra indígena com a concordância dos índios e com acompanhamento do Congresso Nacional. Então, isso tem que ser regulamentado e verificar onde pode, onde não pode, onde polui, onde não polui, onde é que vai ser bom para as comunidades indígenas. É importante que esse ouro, que essa riqueza liberal saia da terra para melhorar a vida de todos os roraimenses, dos brasileiros. Agora, isso tem que ser feito com organização, com responsabilidade e com o cumprimento da lei”, concluiu o candidato.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.