Terremoto de magnitude 7,2 causa estragos no Haiti neste sábado, 14

Terremoto de magnitude 7,2 causou estragos no Haiti; o tremor de grande magnitude foi sentido também na República Dominicana, Jamaica e Cuba (@Mundo__News no Twitter)

Com informações da Folha de S. Paulo

BUENOS AIRES – Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter atingiu o Haiti na manhã deste sábado, 14, com o epicentro no noroeste da ilha de Hispaniola, a 160 km de Porto Príncipe, a capital do País. O sismo foi registrado às 8h29 locais (9h29 de Brasília). Dez minutos depois, houve uma réplica de magnitude 5,2.

Segundo afirmou a Proteção Civil do Haiti à emissora CNN, há mortos, embora não exista um número oficial de vítimas fatais. Nas redes sociais, vídeos gravados por moradores mostravam prédios residenciais derrubados e pessoas correndo em meio a escombros e gritando.

PUBLICIDADE

Os principais danos teriam ocorrido nas cidades de Jérémie e Los Cayos. Há imagens de edifícios religiosos, casas e escolas que teriam sido afetados. Uma réplica de 5,2 ocorreu 10 minutos depois do tremor principal. A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA emitiu um alerta de tsunami na costa do Haiti.

“Acordei e não tive tempo de colocar os sapatos. Nós vivemos o terremoto de 2010 e tudo o que pude fazer foi correr, minha cama estava tremendo. Todos gritavam para que saíssemos às ruas”, disse Naomi Verneus, 34, à agência de notícias Reuters.

O terremoto chega num momento de instabilidade política e de crise econômica do País. No último dia 7 de julho, o então presidente Jovenel Moïse foi assassinado por um grupo de mercenários.

Há 11 anos, um terremoto de 7 graus causou uma terrível destruição no País. Foram mais de 200 mil mortos, 300 mil feridos e 1,5 milhão de desabrigados.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.