TJMT elege cinco novos desembargadores, define duas listas tríplices e terá 39 cargos

Cinco novos desembargadores foram eleitos nesta segunda-feira, 19, em Mato Grosso (Reprodução/TJMT)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu, nesta segunda-feira, 19, cinco novos desembargadores, por critérios de merecimento e antiguidade. Na mesma sessão, a Corte definiu duas listas tríplices, a da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, a Corte terá 39 desembargadores.

Por critérios de mérito, foram promovidos os juízes Rodrigo Curvo, Luiz Otávio Sabóia, Lídio Modesto e José Luiz Leite Lindote. Enquanto por critérios de tempo de serviço, Jorge Luiz Tadeu e a juíza Vandymara Galvão Ramos foram selecionados.

Na votação da lista tríplice da OAB, foram selecionados os nomes dos advogados Hélio Nishiyama (28 votos), Abel Sguarezi (20) e Flaviano Kleber Taques Figueiredo (19). Enquanto no TRE, os escolhidos foram os advogados José Ricardo Costa Marques Cordelino (22 votos), Bruno Oliveira Castro (18) e Welder Queiroz dos Santos (17). Cada lista terá uma nomeação ao cargo de desembargador. A relação dos indicados são de referência ao 5° Constitucional, que pode ser considerado uma cota prevista na Constituição Federal para escolha de desembargadores por esses órgãos.

PUBLICIDADE
Fachada do TJMT, em Cuiabá.
Tribunal de Justiça de Mato Grosso terá 39 desembargadores (Reprodução/TJMT)

A lista tríplice da OAB será encaminhada ao governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil), que escolherá um desembargador. Os nomes da lista do TRE serão encaminhados à apreciação da Justiça Eleitoral. Depois, a escolha e nomeação de um deles será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso passou a ter 39 cargos de desembargadores, após a sanção de uma lei complementar de 2020 que criou 9 vagas. Das nove vagas criadas, sete foram preenchidas por promoção de juízes de carreira, com quatro vagas por critérios de mérito e três por antiguidade. A remuneração mensal de cada desembargador, com reajuste aprovado ano passado é de quase R$ 42 mil.

A cerimônia solene de posse dos oito novos desembargadores está agendada para a próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, às 14h30.

Pouca presença feminina

Nas duas listas tríplices formadas nesta segunda, nenhuma tem nomes de mulheres para concorrer ao cargo de desembargadora. Dos cinco nomes escolhidos por mérito e antiguidade no Tribunal, apenas uma mulher foi eleita, a juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo.

Entre os 30 desembargadores que ocupavam o cargo antes da lei complementar, apenas 10 eram mulheres. Apesar disso, a atual presidente do Tribunal é a desembargadora Clarice Claudino da Silva. Anteriormente, era a magistrada Maria Helena Póvoas.

Leia mais: MP quer redução de verba indenizatória aprovada por vereadores em cidade de Mato Grosso
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.