O estudo inédito levantou dados importantes onde mais da metade dos brasileiros comprou um carro nos últimos 3 anos e que 58% acreditam que ter um automóvel ainda vale a pena, apesar dos custos de manutenção. Os gastos com o automóvel têm peso grande na vida financeira das famílias: é a segunda maior despesa anual no orçamento doméstico.
“Em sua primeira edição, a pesquisa busca compreender como os consumidores administram seus gastos e realizam o planejamento das despesas com o veículo. Neste levantamento, consideramos os impactos no bolso do motorista, investigando as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro”, destacou o gerente de Marketing Matheus Moura.
PUBLICIDADE
A Pesquisa ouviu 2.067 pessoas. Desse total, 7% foi com a população que mora na Região Norte. Dos ouvintes, 77% que utilizam o veículo para passeios nos fins de semana lideram a lista. Em seguida, 74% para compras e tarefas diárias. E somente em terceiro aparece a locomoção para trabalho ou local de estudo.
Veja mais dados divulgados pela pesquisa:
19% proprietários ainda não se planejaram para pagar o IPVA 2023
Em 58% dos lares, os custos com os veículos são a terceira maior despesa do orçamento, atrás de alimentação (78%) e contas básicas (63%).
Entre as funções mais usuais do automóvel para os entrevistados estão:
Passeios em fins de semana: 77%Compras e tarefas diárias: 74%Locomoção para trabalho ou local de estudo: 61%Locomoção dos filhos e/ou outros familiares: 57%
Viagens de turismo: 25%
A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 34% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 33% admitem gastar mais que o planejado.
Principal motivo para diminuição do uso do carro pós-pandemia:
Gastos com combustíveis aumentaram muito: 48%
Utilizo outros meios de transporte (bicicleta, etc.): 31%
Principais motivos para aumento do uso do carro pós-pandemia:
Tornar deslocamento mais eficiente: 67%
Precisei mais dos carros por conta dos filhos: 46%
Ainda, 31% dos motoristas passaram a usar o veículo como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades
44% dos proprietários projetam a venda do veículo nos próximos 12 meses
Live especial
Uma live especial foi realizada em 19 de janeiro para apresentar os resultados completos da primeira edição do estudo. O evento com transmissão ao vivo teve a participação de jornalistas e influenciadores, e foi apresentado por Matheus Moura, diretor de marketing da Serasa, e Felipe Schepers, representando a Opinion Box.
No encontro, houve um debate sobre a relação comportamental do brasileiro com o carro, as tendências do mercado automobilístico e a organização financeira necessária para manter um automóvel, dentre outros temas trazidos pelo estudo.
Realizada entre 12 e 18 de dezembro de 2022, a pesquisa ouviu 2.067 consumidores entre 18 e mais de 50 anos, das classes sociais de A a E.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.