Trabalho e compras diárias são objetivos de quem tem carro na Região Norte, aponta pesquisa

A Pesquisa ouviu 2.067 pessoas (Reprodução/ Internet)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma pesquisa divulgada na quinta-feira, 19, pela Serasa mapeou o comportamento dos usuários de transporte privado, na Região Norte; 31% dos motoristas passaram a usar o veículo como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades. Passeios, trabalho e compras diárias estão entre os principais objetivos de quem tem carro na Região Norte.

O estudo inédito levantou dados importantes onde mais da metade dos brasileiros comprou um carro nos últimos 3 anos e que 58% acreditam que ter um automóvel ainda vale a pena, apesar dos custos de manutenção. Os gastos com o automóvel têm peso grande na vida financeira das famílias: é a segunda maior despesa anual no orçamento doméstico. 

“Em sua primeira edição, a pesquisa busca compreender como os consumidores administram seus gastos e realizam o planejamento das despesas com o veículo. Neste levantamento, consideramos os impactos no bolso do motorista, investigando as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro”, destacou o gerente de Marketing Matheus Moura.

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A Pesquisa ouviu 2.067 pessoas. Desse total, 7% foi com a população que mora na Região Norte. Dos ouvintes, 77% que utilizam o veículo para passeios nos fins de semana lideram a lista. Em seguida, 74% para compras e tarefas diárias. E somente em terceiro aparece a locomoção para trabalho ou local de estudo.

Veja mais dados divulgados pela pesquisa:

  • 19% proprietários ainda não se planejaram para pagar o IPVA 2023
  • Em 58% dos lares, os custos com os veículos são a terceira maior despesa do orçamento, atrás de alimentação (78%) e contas básicas (63%). 
  • Entre as funções mais usuais do automóvel para os entrevistados estão: 
    • Passeios em fins de semana: 77%Compras e tarefas diárias: 74%Locomoção para trabalho ou local de estudo: 61%Locomoção dos filhos e/ou outros familiares: 57%
    • Viagens de turismo: 25%
  • A organização financeira ainda aparece como uma questão de conflito para os motoristas: 34% consideram complexo fazer os cálculos para manter um veículo e 33% admitem gastar mais que o planejado.  
  • Principal motivo para diminuição do uso do carro pós-pandemia:
    • Gastos com combustíveis aumentaram muito: 48%
    • Utilizo outros meios de transporte (bicicleta, etc.): 31%
  • Principais motivos para aumento do uso do carro pós-pandemia:
    • Tornar deslocamento mais eficiente: 67%
    • Precisei mais dos carros por conta dos filhos: 46%
  • Ainda, 31% dos motoristas passaram a usar o veículo como forma de rendimento e ferramenta de trabalho, apostando em serviços de transporte via aplicativo, de entregas ou novas atividades
  • 44% dos proprietários projetam a venda do veículo nos próximos 12 meses
Carro compartilhado pela moObie (Divulgação/moObie)

Live especial

Uma live especial foi realizada em 19 de janeiro para apresentar os resultados completos da primeira edição do estudo. O evento com transmissão ao vivo teve a participação de jornalistas e influenciadores, e foi apresentado por Matheus Moura, diretor de marketing da Serasa, e Felipe Schepers, representando a Opinion Box.    

No encontro, houve um debate sobre a relação comportamental do brasileiro com o carro, as tendências do mercado automobilístico e a organização financeira necessária para manter um automóvel, dentre outros temas trazidos pelo estudo. 

Realizada entre 12 e 18 de dezembro de 2022, a pesquisa ouviu 2.067 consumidores entre 18 e mais de 50 anos, das classes sociais de A a E. 

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