Treinador do Santos feminino pede demissão após ser acusado de assédio

Compoisção; (Paulo Dutra/ Cenarium)

SANTOS (SP) – Seis dias e um jogo após ter sido apresentado como treinador do Santos, Kleiton Lima pediu afastamento do clube nesta segunda-feira e não é mais o comandante da equipe. Em nota (confira no final da matéria), o ‘Peixe’ afirmou que a medida foi adotada por Lima para “preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos”. A direção santista acatou o pedido, mas reiterou a confiança no profissional e em que a situação seja resolvida.

Em setembro do ano passado, o Kleiton Lima foi acusado de assédio moral e sexual por jogadoras em cartas anônimas e também entregou sua função. Sete meses depois, o treinador retornou ao Santos e negou todas as acusações. O time paulista, por sua vez, defendeu o treinador e invalidou as denúncias, alegando ter comprovado, por meio de investigação, a “inverdade” dos fatos.

A decisão do clube de contratar novamente o treinador revoltou as atletas que passaram recentemente pelas Sereias da Vila e as que seguem atuando. Por conta disso, uma série de prostestos foi realizado nos jogos do Campeonato Brasileiro Feminino nos últimos dias.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a nota do Santos, Kleiton Lima vinha sofrendo muitas críticas nos últimos dias, inclusive ameaças de morte, por conta das acusações feitas no ano passado. Por conta disso, o técnico entendeu que o pedido de afastamento era a melhor opção neste momento.

“Espião de 94”

Essa foi a terceira passagem de Kleiton Lima pelo Santos. Antes, o treinador comandou o clube de agosto de 2022 até setembro de 2023, e, na primeira vez, de 1997 até 2010. Aos 49 anos, o treinador era considerado o treinador mais vitorioso da história do futebol feminino do Peixe. Ao todo, ele conquistou duas Libertadores (2009 e 2010), duas Copas do Brasil (2008 e 2009), dois estaduais (2007 e 2010), um Brasileirão (2007) e uma Copa Mercosul (2006).

Kleiton Lima teve três passagens pelo Santos. (Pedro Ernesto/ Santos FC)

A relação de Kleiton Lima com o Santos começou cedo, quando o treinador fez a formação como jogador nas divisões de base do clube. Após se profissionalizar, atuou pelo Comercial e pelo San Francisco United, dos EUA.

Pelo clube americano, Kleiton Lima fez um amistoso contra a Russia em 1994, ano em que a seleção ficou no mesmo grupo do Brasil na Copa do Mundo dos EUA e acabou sendo chamado algumas vezes para integrar jogos-treinos contra os russos. Por isso, acabou tendo um maior conhecimento tático da equipe, o que proporcionou a Kleiton um convite feito pela CBF para passar algumas informações daqueles que seriam adversários do time de Parreira no Mundial. A história fez com que Kleiton Lima ficasse conhecido como “espião” da Copa.

Posteriormente, Kleiton Lima fundou na cidade de Santos, em 1995, uma escolinha especializada em futebol feminino. Durante a passagem pelos Estados Unidos, o treinador percebeu que era grande a procura pela modalidade, o que motivou a criação da “Spy Soccer Club” na baixada santista.

Posteriormente, Kleiton foi contratado pelo Santos em 1997, onde permaneceu até 2010. Durante o período, o treinador também trabalhou nas divisões de base do masculino.

Além disso, em 2007, Kleiton Lima também virou técnico da seleção brasileira sub-20, e em 2008 foi promovido para o time principal, onde permaneceu até 2011. Durante os três primeiros anos, o treinador dividiu suas atenções entre a amarelinha e o Santos.

Pela seleção brasileira, Kleiton Lima foi bicampeão sul-americano e da Copa América. Na Copa do Mundo de 2011, foi eliminado nas quartas de final para os Estados Unidos.

Além do Santos e do Brasil, Kleiton tem passagens por outros clubes do futebol brasileiro, inclusive da categoria masculina, como Sport, Barueri, XV de Piracicaba e São Caetano, todos como auxiliar.

Confira nota oficial do Santos

“Para preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos Futebol Clube, Kleiton Lima solicitou hoje afastamento do cargo de técnico das Sereias da Vila. Por ser tratar de uma decisão pessoal, o Santos Futebol Clube aceitou o pedido e reiterou sua confiança de que o assunto seja definitivamente encerrado.

Desde a sua contratação, o treinador vem sofrendo críticas e nos últimos dias até ameaças de morte em razão das acusações feitas no ano passado. Mesmo convicto de que não cometeu nenhum dos atos pelos quais é acusado, Kleiton Lima entendeu que seu pedido de afastamento é a melhor opção para preservar todas as partes.

Wesly Otoni assumirá interinamente o cargo de técnico das Sereias da Vila.”

Leia também: Descendo o pódio: ex-atleta do handebol feminino amazonense relembra época de ouro
(*) Com informações de O Globo
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.