Com foco no público feminino, UEA abre inscrições para projeto de iniciação científica em Astronomia


30 de julho de 2021
Com foco no público feminino, UEA abre inscrições para projeto de iniciação científica em Astronomia
Iniciativa terá 24 linhas de investigação em Astronomia (lucentius/iStock)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia, da Universidade do Estado do Amazonas (Nepa/UEA), abriu nessa quarta-feira, 29, inscrições gratuitas para jovens estudantes de escolas municipais e estaduais participarem do projeto de iniciação científica em Astronomia. O programa será desenvolvido remotamente, por meio da plataforma de aprendizagem online da instituição, a AVA UEA.

Nesta primeira etapa do projeto, as oportunidades serão apenas para estudantes do sexo feminino. A inscrição da aluna somente será validada com o consentimento da professora e da escola. Ao todo, serão 24 linhas de investigação, como a Astrobiologia, Astrofilosofia, Astrofísica, Astronomia Afro-brasileira, Astronomia Cultural, Astronomia Indígena Brasileira, Empoderamento Feminino na Astronomia e Astronáutica; Astronomia em Libras, Astronomia para Estudantes com Síndrome de Down, entre outros. Cada aluna poderá escolher uma.

“O projeto visa mostrar o potencial das mulheres amazonenses na ciência, em particular, na Astronomia. Ao todo, são 24 linhas de investigação e esperamos ter ampla participação feminina em todas as frentes de pesquisa. Todas as profissionais da educação (pedagogas e professoras) e todas as alunas das escolas públicas (municipal ou estadual) do Amazonas podem participar”, destacou à CENARIUM o astrofísico português Nélio Sasaki, professor e coordenador da Nepa.

Sasaki explica que, como esta é a primeira vez que o Nepa está lançando um projeto desta natureza, a definição da quantidade de turmas deve ser feita somente após o término das inscrições, que vai até o 30 de agosto.

Como se inscrever

Para se inscrever, a aluna deverá consultar uma professora de sua escola, que será a responsável por intermediar as ações entre a estudante e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia, que também contará com uma equipe feminina para o suporte às jovens. O formulário da inscrição está disponível no link.

Veja também: Eclipse no Brasil: indígenas veem fenômeno como algo tradicionalmente negativo, explica astrônomo

Nélio Sasaki destaca que, assim como toda iniciação científica, cada aluna terá um problema-alvo a ser investigado e todos relacionados com Astronomia. Ao final, estudantes participarão com trabalhos científicos no I Congresso de Iniciação Científica em Astronomia, que deve ocorrer em outubro deste ano, na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

“Tanto para o Nepa quanto para a UEA, olhamos com bons olhos a toda iniciativa em aproximar a Universidade da comunidade e vice-versa. É muito gratificante saber que cada um desses projetos estará sendo desenvolvido pelas mulheres amazonenses. Precisamos valorizar nossas cientistas, nossas professoras e tudo começa com o apoio e incentivo as nossas alunas”, concluiu o professor.

Educação Astronômica

No Amazonas, o astrofísico Nélio Sasaki é diretor do Planetário Digital de Manaus e do Planetário Digital de Parintins, além de coordenador do Nepa da UEA, com especialidade em Astronomia Indígena. Desde 2012, o pesquisador desenvolve um projeto socioeducacional com o objetivo de levar o conhecimento científico sobre a astronomia para crianças e indígenas da região Norte do País.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.