UEA divulga resultados do Vestibular 2023

Candidato verifica nome em lista do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) (Divulgação/Assessoria)
João Felipe Serrão – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Celebração, emoção e muita alegria marcaram a divulgação do resultado do vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na manhã desta quinta-feira, 7. A tradicional cerimônia de anúncio foi realizada com o nome dos aprovados nas listas fixadas na parede da reitoria, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Muitos candidatos aproveitaram para extravasar os meses de espera pelo resultado. Sozinhos ou acompanhados de familiares, muitos comemoraram, aos gritos, o sonho realizado de ingressar na UEA. “Ainda não consegui processar que passei para Medicina. Minha felicidade é imensa”, gritava Bruna da Mota, 19 anos.

Ela conta que chegou a cursar um ano e meio da faculdade de Letras no Sul do país, mas decidiu abandonar tudo e estudar, sozinha, para o Vestibular da UEA. “Graças a Deus deu tudo certo e sei que minha área realmente é a de biológicas. Agora é só aguardar o início do curso para me dedicar ainda mais.”

PUBLICIDADE

O calouro Marco Túlio Amorim Frazão, 17, foi muito abraçado pela mãe Suzy que, aos prantos, festejou a aprovação do filho para o curso de Engenharia de Controle e Automação. “Eu tinha estudado muito para as provas do vestibular, mas sempre fica aquele receio. Estou muito feliz e ansioso para o início das aulas”, revelou Marco Túlio.

O estudante Matheus de Carvalho falou da emoção de realizar o sonho de passar em medicina. “Não sei nem explicar esse sentimento. Foi um grande tempo de espera. Agora é só alegria e felicidade”, afirmou Matheus.

O estudante Matheus de Carvalho passou em medicina na UEA (Foto: Reprodução/Revista Cenarium)

O anúncio dos aprovados foi enriquecido pela participação do Coral Tubones, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), que elevou a emoção do momento.

Saldo positivo

Segundo o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, a universidade encerra o ano de 2023 com um saldo extremamente positivo, estendendo e ampliando o número de vagas, tanto na capital quanto no interior do estado. “Durante este ano, tivemos avaliações positivas em diversos pontos, elevando o patamar de nossos cursos em diversos aspectos.”

De acordo com o reitor, foram feitas reformas em unidades do interior e equipadas bibliotecas. “Estamos entregando mais tecnologia. Esperamos que o ano de 2024 seja ainda mais positivo, com mais políticas públicas eficazes e disponíveis para a nossa população. É um trabalho logístico fantástico para que as provas possam chegar ao interior a tempo e na ordem certa para os alunos e, para isso, contamos com o apoio fundamental do governador Wilson Lima”, ressaltou Zogahib durante a tradicional festa de divulgação dos resultados.

O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Jonas Oliveira, ressaltou o sucesso do certame. Ele destacou que, este ano, houve a necessidade de uma logística complexa para o envio das provas aos municípios devido ao período de estiagem extrema no Amazonas. “O deslocamento das provas contou com segurança vinda de Israel, o que reforçou ainda mais a idoneidade do processo.”

Provas

Um total de 5.686 vagas foram disponibilizadas pela instituição, sendo 3.429 vagas do vestibular (1.155 para Manaus e 2.274 para o interior) e 2.257 do SIS (770 para a capital e 1.487 para o interior). Dessas, 1.142 vagas foram destinadas às Pessoas com Deficiência (PCDs) e 344 para indígenas.

São 127 cursos ofertados pela UEA em 32 municípios, 48 destinados à capital e 79 cursos ao interior. Ao todo, 64.216 pessoas se inscreveram para o Vestibular e SIS.

Os aprovados devem ficar atentos para o Edital de Convocação para Matrícula Institucional referente ao Vestibular e SIS 2023, acesso 2024, 1ª etapa, 1ª chamada, que acontecerá no período de 2 a 4 de janeiro de 2024. As aulas iniciarão dia 8 de abril, na capital e interior do Amazonas.

Cotas na UEA

No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei amazonense que garantia 80% das vagas do Vestibular da UEA para estudantes de escolas de nível médio situadas no Amazonas. A Corte entendeu que é inconstitucional reservar vagas acima de 50%.

O reitor da UEA, doutor André Zogahib, em coletiva de imprensa na reitoria (Foto: Reprodução/Revista Cenarium)

O reitor da UEA, doutor André Zogahib, afirmou que uma nova lei de cotas para ingresso na instituição já está sendo elaborada, para que estudantes das escolas públicas do interior e capital do Amazonas possam competir de forma mais igualitária em relação aos demais.

“A cota social e regional foi reconhecida pelo STF, não no percentual que estava antes, mas isso nos deixa um alento de fazer algo pensado em conjunto com o Governo do Amazonas e a Assembleia Legislativa, para que possamos unir esforças para formar mais interioranos e alunos de escola pública”.

O reitor afirmou que a expectativa é que a nova lei passe a valer no próximo ano. A ideia é que no início do período legislativo do ano que vem, o projeto de lei possa ser encaminhado pelo Poder Executivo, para que a Assembleia aprecie e vote em caráter de urgência. Assim, o próximo vestibular já seria nos novos moldes.

O reitor informou que o novo percentual ainda está sendo discutido de forma técnica com a Casa Civil, a Procuradoria da UEA e do Governo, entre outros.

LEIA TAMBÉM
STF derruba cota de 80% da UEA para estudantes do AM; mas evita proibir reserva acima de 50%
UEA busca alternativas para estudantes amazonenses após STF retirar sistema de cotas

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.