Unesco declara dois parques brasileiros patrimônios geológicos de relevância internacional

ânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (Eduardo Knapp - 28.mai.2016/ Folhapress)
Com informações da Folha de S. Paulo

SÃO PAULO – A Unesco declarou nessa quarta-feira, 13, dois locais brasileiros como geoparques mundiais. São eles o geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, e o geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O geoparque Araripe até o momento era o único brasileiro entre os geoparques da Unesco. Ele fica na bacia do Araripe, entre os Estados de Ceará, Pernambuco e Piauí.

Cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – Eduardo Knapp – 28.mai.2016/Folhapress

Como o nome diz, os geoparques são relacionados aos patrimônios geológicos de relevância internacional. Segundo a Unesco, o objetivo também é explorar, desenvolver e celebrar as relações entre os aspectos geológicos, naturais, culturais e imateriais da área.

PUBLICIDADE

O título de geoparque mundial tem duração de quatro anos. Depois disso, há um processo de revalidação que pode resultar em mais quatro anos com o título.

Caso a reavaliação entenda que o parque não mais cumpre algum critério, o local terá dois anos para adequação. Caso isso não aconteça, o geoparque perde então o título.

Geoparque Araripe
Geoparque Araripe (Facebook/ @geoparkararipeunesco)

CONHEÇA OS GEOPARQUES DO BRASIL RECONHECIDOS PELA UNESCO

Araripe

O local tem registros geológicos do período do Cretáceo Inferior, entre 90 e 150 milhões de anos atrás, com destaque para a importância paleontológica.

Esse geoparque foi nomeado em 2015 pela Unesco e tem 3.441 km².

NOVA OLINDA, CE, BRASIL, 27-11-2021: Pedreira Dois Irmãos, em Nova Olinda, interior do estado do Ceará. Formação Romualdo (antigo membro Romualdo da Formação Santana), Cretáceo Inferior, aproximadamente 120 a 112 milhões de anos atrás. Fósseis são encontrados em nódulos entre as rochas com preservação inclusive de tecidos moles devido à alta concentração de enxofre liberado por atividade microbiana. Nódulos são encontrados durante a exploração da gipsita, para formação de pisos e demais usos na indústria (concreto). (Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
(NOVA OLINDA, CE, BRASIL, 27-11-2021: Pedreira Dois Irmãos, em Nova Olinda, interior do estado do Ceará. Formação Romualdo (antigo membro Rom Eduardo Anizelli/Folhapress)

Seridó

Sob o domínio da caatinga, bioma exclusivo do Brasil, o geoparque tem uma área de 2,800 km².

Na região há 120 mil habitantes e comunidades quilombolas.

A região tem uma das maiores reservas do mineral scheelita da América do Sul e tem testemunhos da evolução de 600 milhões de anos da Terra.

Caminhos dos Cânions do Sul

O geoparque, em área de mata atlântica, tem uma área de 2,830.8 km² e é habitado por 74.120 pessoas.

Entre as estruturas que chamam a atenção na região estão as enormes paleotocas, escavadas por animais extintos da megafauna, como preguiças gigantes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.