Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa nesta segunda-feira em Manaus

Imunização vai contemplar, neste primeiro momento, o público infantil com comorbidades ou com deficiências permanentes (PcDs).(Andrej Ivanov/ AFP)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A vacinação contra o novo coronavírus para crianças da faixa etária de 5 a 11 anos começa nesta segunda-feira, 17, a partir das 9h, em Manaus. A abertura da campanha pediátrica de imunização será escalonada e vai contemplar, neste primeiro momento, o público infantil com comorbidades ou com deficiências permanentes (PcDs).

O governador Wilson Lima (PSC) deve acompanhar o início da campanha no Parque Cidade da Criança, na zona Sul de Manaus. Segundo o Estado, além da capital, são mais de 34 mil imunizantes que serão distribuídos pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto aos municípios do interior do Amazonas.

PUBLICIDADE

Ao todo, são quatro pontos de vacinação para o público infantil na capital amazonense. Junto ao Parque Cidade da Criança, também haverá atendimento no Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h. O quarto ponto será no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, que funcionará das 10h às 16h. A meta é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos, estimada em 260.721 crianças.

Segundo grupo

A vacinação continua de acordo com a disponibilidade dos imunizantes, sempre seguindo os grupos prioritários. Após as crianças com comorbidade ou PcDs, crianças indígenas e quilombolas, do grupo 2, serão vacinadas. Em seguida, recebem as primeiras doses crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3).

O grupo 4 é da população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

Na hora da vacinação, é necessário lembrar que as crianças precisam estar saudáveis para receber o imunizante. Os pais ou responsáveis precisam observar que as crianças, assim como os adultos, não podem ter recebido outras vacinas do calendário infantil nos últimos 15 dias.

Documentação

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças e elas devem estar portando documentação obrigatória com identificação, como a certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto da criança; cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF, e a caderneta de vacinação.

As crianças com comorbidades precisam apresentar laudo médico que comprove a condição. Já as que são PcDs não precisam do laudo.

No Brasil

Nesta segunda-feira também começa a vacinação do público infantil em 11 capitais brasileiras. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Maceió, Teresina, Goiânia, Cuiabá, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho. As cidades devem seguir a recomendação do Ministério da Saúde e vacinar grupos prioritários (crianças com deficiência permanente, comorbidades, indígenas ou quilombolas).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.