Vereadora petista é agredida com spray de pimenta pela polícia em Recife

Vereadora agredida por policiais em protestos contra o presidente Jair Bolsonaro foi a parlamentar mais votada do PT, no Recife (Reprodução/Internet)

Alessandra Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS – A vereadora Liana Cirne Lins (PT), de Recife, foi atingida com spray de pimenta pela polícia militar da capital pernambucana, quando tentava dialogar com a tropa, no intuito de cessar a violência contra os manifestantes do ato contra o presidente Jair Bolsonaro, promovido neste sábado, 29, em mais de cem cidades brasileiras. No vídeo, publicado pelo perfil @almapretajornalismo, no Instagram, a vereadora é amparada por outra ativista.

No começo da noite, a parlamentar, que também é professora de Direito na Universidade Federal de Recife (UFPE), compareceu à Central de Plantões da Capital, onde registrou boletim de ocorrência contra os policiais que a agrediram. “Soube que o governador Paulo Câmara emitiu uma nota de solidariedade e determinou o afastamento dos policiais responsáveis pelas agressões e também do comandante das ações. Isso é muito importante, mas também é necessário que a gente tenha uma verdadeira diretriz para que esse tipo de ação policial truculenta não se repita, sobretudo em manifestações pacíficas como as que ocorreram hoje de manhã. Repudiamos essa ação violenta”, disse a vereadora, em vídeo postado em sua conta no Instagram.

PUBLICIDADE

Ainda no vídeo que gravou após o registro do boletim de ocorrência, a parlamentar destacou a função da polícia no serviço público e repudiou a forma violenta e equivocada geralmente usada nas abordagens. “A polícia é um serviço público em defesa da sociedade e não pode ser utilizada dessa forma violenta e equivocada. Sou professora de Direito há 25 anos e fui professora de centenas de policiais. Exatamente por isso que eu não tive medo ao tentar dialogar com os que me agrediram, que mentiram acintosamente sobre os casos e me acusam de ter provocado algum tipo de injúria. Felizmente os vídeos e os fatos falam por si mesmos”, declarou Lins.

A parlamentar finalizou defendendo-se, ao afirmar estar ao lado da verdade e da Justiça. “Como já demonstrei, não tenho medo. Tenho certeza que falo em nome dos policiais que foram meus alunos, aqueles que são corretos e não aqueles que envergonham a corporação”, finalizou.

Assista ao vídeo do momento da agressão:

Vereadora é atingida com spray de pimenta e manifestações contra Jair Bolsonaro, neste sábado, 29 (Reprodução/Instagram)

Governador afasta policiais envolvidos

O comandante e os demais policiais militares envolvidos na agressão à vereadora do Recife, Liana Cirne, do PT, foram afastados de suas respectivas funções e serão investigados, segundo afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). A parlamentar foi agredida durante ação de repressão ao protesto contra o governo de Jair Bolsonaro, no Centro de Recife, neste sábado, 29. O comunicado oficial foi feito nas redes sociais do governador.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.