Vice de Eduardo Braga é acusada de falsidade ideológica; Anne Moura mentiu sobre ser enfermeira

O candidato a vice-governador pela chapa de Carol Braz (PDT), Engenheiro Machadão (PDT), acusou a vice do candidato Eduardo Braga (MDB), Anne Moura (PT), de não ter a formação completa em Enfermagem (Thiago Alencar/CENARIUM)
Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato a vice-governador pela chapa de Carol Braz (PDT), Engenheiro Machadão (PDT), acusou a vice do candidato Eduardo Braga (MDB), Anne Moura (PT), de mentir sobre ser enfermeira. A profissão só é permitida com formação em ensino superior e Anne declarou, oficialmente, ter só o ensino médio.

A declaração de Machadão aconteceu durante o debate com os candidatos a vice-governador do Amazonas exibido pela TV Norte, nessa sexta-feira, 2. Anne não possui registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AM).

Conforme o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata declara apenas ensino médio completo. A informação foi questionada pelo candidato durante o debate ao vivo.

PUBLICIDADE

“Eu queria aproveitar a oportunidade para perguntar da candidata Anne Moura que ela possa disponibilizar se ela, realmente, é formada em Enfermagem, porque na declaração dela em relação ao TSE, foi informado que ela somente tem o ensino médio. E eu gostaria de salientar essa informação porque nós temos um compromisso com a população e declarar uma formação e não a tê-la, é crime”, confrontou Machadão.

Engenheiro Machadão (PDT) acusou a candidata Anne Moura (PT) de não ter a formação completa em Enfermagem (Reprodução/Redes Sociais)

A acusação foi dita após os questionamentos relacionados às formações e experiências profissionais dos candidatos a vice-governadores. A pergunta foi direcionada, primeiramente, ao candidato Thomaz Barbosa (PSOL), vice de Israel Tuyuka (PSOL). Após a resposta do candidato, o apresentador Clayton Pascarelli apontou Anne Moura como a próxima a fazer perguntas para a candidata Cristiane Balieiro (PSB), vice de Ricardo Nicolau (Solidariedade).

Durante réplica, Anne disse que pediu direito de resposta e, em seguida, se solidarizou aos profissionais de saúde pela atuação durante a pandemia da Covid-19. No entanto, não disse, de forma clara, se tem formação em Enfermagem.

“Eu primeiro quero registrar aqui, que bom que o Machadão está atrás da minha vida e isso significa que ele está bem preocupado. A minha vida está explícita e eu pedi o direito de resposta, e vou responder. Mas eu quero registrar que minha família toda é da área da saúde, eu conheço profundamente”.

Candidata Anne Moura (PT) divulgou informações ao TSE de que possui apenas o ensino médio completo (Reprodução/DivulgaCand)

Direito de Resposta

O direito de resposta foi concedido pela produção do programa, a vice de Braga, no quinto bloco do debate, com um minuto para responder. Sem ser clara, ela começou argumentando que não tinha exercido a profissão, e não afirmou se tinha ensino superior na área.

“Eu, de fato, estudei mas não exerci a profissão. A formação importa? Importa muito, mas ter competência e gestão para fazer compromisso com o povo, poucas pessoas têm”, finalizou o assunto.

Na volta do sexto bloco, direcionado a considerações finais, Engenheiro Machadão voltou a falar sobre a candidata do PT. “Queria registrar, aqui, dona Anne Moura, que a senhora cometeu um crime de falsidade ideológica. A senhora se declarou enfermeira e a senhora não é formada em Enfermagem!”, finalizou o candidato.

Por meio de nota divulgada na noite desse sábado, 3, a petista disse que o questionamento do candidato Engenheiro Machadão foi abusivo sobre sua formação, ao afirmar que ela não era enfermeira. Além disso, a candidata voltou a afirmar na nota que é “enfermeira em formação, mas que nunca exerceu a profissão”.

Leia a nota na íntegra:

Durante o debate na TV Norte, realizado no dia 02 de setembro de 2022, o candidato Engenheiro Machadão fez um questionamento abusivo sobre a minha formação, AFIRMANDO que eu não sou enfermeira.

Quero ressaltar o que já deixei claro no debate e em outros momentos ao longo desta campanha: Eu sou enfermeira em formação, mas nunca exerci a profissão. Em nenhum momento eu disse exercer a profissão porque sei que isso, além de antiético, é contra as leis.

No momento estou em fase final do curso de enfermagem, com todas as disciplinas já concluídas, faltando apenas as matérias de estágio obrigatório para receber a graduação. Portanto, não informei no meu registro de candidatura que possuo a formação e isso pode ser confirmado publicamente no portal do TSE.

Fato é que o candidato tenta atacar minha imagem, manipulando informações caluniosas a seu favor, com uma atitude grosseira.

Meu respeito a toda categoria dos profissionais da enfermagem, categoria por qual tenho muito carinho e esse sentimento é recíproco. Obrigada a todas e a todos pela solidariedade e por estarmos do lado da verdade. Anne Moura – Candidata a vice-governadora

A equipe da REVISTA CENARIUM tentou contato com o candidato ao Governo do Amazonas, senador Eduardo Braga (MDB), e em resposta, a assessoria afirmou que o mesmo cumpre agenda no interior do Estado e que, por conta disso, não teria conexão de internet para se posicionar a respeito dos questionamentos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.