Wilson Lima se consolida na liderança e aumenta vantagem sobre Amazonino na disputa pelo Governo do AM

Wilson aparece com aproximadamente três pontos à frente do segundo colocado Amazonino Mendes (Mateus Moura/Revista Cenarium)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato à reeleição, Wilson Lima (União), se consolida na liderança da disputa pelo Governo do Estado do Amazonas, com 20,3% das intenções de voto em nova pesquisa eleitoral contratada pela empresa Perspectiva Mercado de Opinião Ltda, inscrita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número AM-02687/2022 e divulgada nesta sexta-feira, 9.

Na pesquisa “espontânea” – quando os nomes dos candidatos não são citados – Wilson aparece com aproximadamente três pontos à frente do segundo colocado Amazonino Mendes (Cidadania) que tem 16,8% das intenções, colado no ex-governador aparece o senador Eduardo Braga (MDB) com 11,9% dos votos.

Os demais candidatos possuem percentuais abaixo dos 3%. Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 2,5% das intenções; (Carol Braz (PDT) tem 1,2%, Henrique Oliveira (Podemos) aparece com 0,9%; Dr. Israel Tukuya com 0,3% e Nair Blair com 0,1% das intenções. Brancos e nulos somam 3,8% e 42,2% não souberam responder.

PUBLICIDADE
Pesquisa espontânea (Reprodução)

Foram entrevistadas 1.500 pessoas acima dos 16 anos, por telefone, residentes em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas. O período de realização da coleta de dados foi de 06 a 08 de setembro de 2022.

Em comparação às pesquisas anteriores divulgadas pelo Perspectiva, Wilson Lima cresceu e agora mantém distância ao segundo colocado, após inúmeras pesquisas que apontavam empate técnico com Amazonino Mendes. Já Eduardo Braga cresceu e encosta no segundo colocado.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos, de forma aleatória sem respeitar ordem alfabética ou numeração do candidato, Wilson se afasta ainda mais de Amazonino. Com 29,8%, Wilson mantém a liderança, crescendo 1,5% em relação a pesquisa anterior, divulgada no dia 31 de agosto.

Amazonino, no entanto, apresenta queda desde a primeira pesquisa do Perspectiva, do dia 8 de março, quando o candidato do Cidadania aparecia com 33,4% das intenções de voto. Agora, Mendes aparece com 24,8%. O terceiro colocado, Eduardo Braga, oscilou em 0,6% para baixo e aparece com 20,9%.

Ricardo Nicolau aparece com 7,2% na estimulada, seguido de Carol Braz com 3,1%; Henrique Oliveira tem 2,2%; Dr. Israel Tuyuka com 0,5% e Nair Blair com 0,3%. Brancos e nulos somam 5,8% e 5,6% não souberam responder.

Pesquisa Estimulada (Reprodução)

Presidência

Para a presidência da República, o candidato pelo PT, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva e Jair Bolsonaro (PL) seguem no topo da disputa com pouca diferença. No cenário espontâneo, Lula aparece com 31,9% na nova pesquisa, já Bolsonaro detém 28,4% das intenções de voto.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 3,3% das intenções; Simone Tebet (MDB) está com 2,5%. Já os demais candidatos somam 1,4% das intenções. Brancos e nulos são 2,1% e 30,5% não souberam responder.

Pesquisa espontânea para presidente (Reprodução)

Na pesquisa estimulada, Lula dispara na frente com 39,5%, seguido por Bolsonaro que aparece com 35% das intenções. Ciro se mantém no terceiro lugar com 6,5%, próximo à Tebet que diminui a diferença com o terceiro colocado e aparece com 5,8%. Outros oito nomes apresentados para candidatos à presidência somam 2,5%. Brancos e nulos são 5,4% e 5,2% não souberam responder.

Pesquisa estimulada para presidente (Reprodução)

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, quando eleitores poderão escolher novos representantes ou reeleger candidatos para os cargos da Presidência da República, Governo do estado e deputados federais, estaduais e distritais. Se necessário, o segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Veja a íntegra da pesquisa:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.