Maestro João Carlos Martins celebra 80 anos com live para alegria dos fãs

Mesmo com todos os percalços ao longo do caminho, o maestro João Carlos Martins, em cena como regente, fez a vida valer a pena. (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

São Paulo – O Maestro João Carlos Martins é um exemplo de superação e reinvenção. Aclamado pelo público e mundialmente conhecido, o pianista brasileiro celebra nesta quinta-feira, 25, oito décadas de vida. A live em comemoração a vida será transmitida pelo canal do Teatro Bradesco, no YouTube, a partir das 20h.

Ao lado de músicos da Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi-SP e de alguns solistas vocais,  João Carlos Martins mostrará – a habilidade notável para tocar temas de Bach, cuja obra completa o maestro registrou ao longo de 22 álbuns, e de compositores eruditos do mesmo porte como Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1991).

PUBLICIDADE

Paulistano, de Santo Amaro, João Carlos Martins tem muito que celebrar a vida. Aliás, ele sempre frisa isso nas entrevistas. Em 1965, o maestro sofreu o primeiro acidente, durante uma partida de futebol, em Nova York (EUA). O incidente deixou sequelas em três dedos do pianista. 

A recuperação foi árdua e lenta. E, quando a vida parecia ter dado-lhe uma trégua, 30 anos após o primeiro acidente, o maestro sofreu um golpe na cabeça, durante assalto do qual foi vítima em uma cidade da Bulgária, em 1995. A agressão ocasionou problemas neurológicos e comprometeu os movimentos da mão direita do pianista.

Entre mais cirurgias e fisioterapias, João Carlos Martins chegou a tocar piano em concertos (e a gravar disco) somente com a mão esquerda. Só que uma doença posterior também comprometeu o movimento da mão esquerda e, em 2003, obrigou João a abandonar o piano, mas não a música.

Em mais um movimento de superação das adversidades, o então futuro maestro começou a estudar regência e, em 2004, estreou como regente convidado em concertos na Europa, obtendo êxito na nova função. Ainda assim, novos obstáculos vieram e foram transpostos.

Mesmo sofrendo com distonia que o impediu momentaneamente de reger uma orquestra, o maestro jamais saiu de cena, desenvolvendo trabalhos sociais com músicos nascidos em áreas carentes. E é como um octogenário maestro na arte da superação que João Carlos Martins fará live no dia em que celebra valentes 80 anos de vida.

(*) Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.