Trabalhadores da Cultura comemoram pacotes de ações para o setor no AM

Para Michelle Andrews, o programa +Cultura ajudará a distribuir recurso entre os artistas (Bruno Pacheco/Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima (PSC) lançou, nesta sexta-feira, 27, o programa +Cultura, que reúne um pacote de ações para o setor da cultura e economia criativa com investimento de R$ 6 milhões, beneficiando cerca de 2.800 pessoas da capital e interior do Amazonas. Para os trabalhadores da cultura no Estado, a iniciativa surge para diminuir os impactos da pandemia que afetaram diretamente a classe no Brasil e no mundo.

Desde março de 2020, o País vem enfrentando a Covid-19. O Estado do Amazonas foi o que mais sofreu com a crise e os picos da doença impediram a realização de grandes eventos por conta do risco de infecção com as aglomerações. Para artistas e profissionais da Cultura que trabalham com o público, o período da pandemia tem sido um dos momentos difíceis da vida deles e é necessário incentivo à classe.

PUBLICIDADE

“O setor cultural foi o primeiro a parar. Passamos por um momento difícil, com artistas passando fome por não poder trabalhar, pois o setor é aglomerativo, ele precisa de palco, plateia, pessoas e interagir. Quando chegou a pandemia, nós não tínhamos uma política pública estruturante para essa categoria e com o lançamento do edital o governo distribuirá recursos, principalmente no interior, o que é extremamente importante”, afirmou Michelle Andrews, ativista e produtora cultural.

Michelle Andrews é ativista e produtora cultural (Bruno Pacheco/Cenarium)

O programa também planeja a realização do primeiro Festival de Circo do Amazonas e também toda a programação em homenagem aos 125 anos do Teatro Amazonas, que vai contar com exposições, lançamento de revista e livro, instalação de réplica da cúpula, mostra de filmes e visita performática. A ideia, segundo Wilson Lima, é que a iniciativa ajude com a recuperação do setor da Cultura no Estado.

Para isso, o Governo do Amazonas abriu consulta pública para manifestação de profissionais sobre projetos culturais, com o lançamento de três editais: “Amazonas Criativo”, “Amazonas Cultura em Rede” e “Equipa Cultura”. Os projetos devem ser apresentados até o dia 2 de setembro pelo e-mail: [email protected].

O artista plástico indígena e professor literário infantojuvenil Jaime Dikara, da etnia Dessana, é natural da comunidade Igarapé Kukura, pertencente ao município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. À CENARIUM, conta que busca ensinar seus alunos saberes tradicionais e culturais para que as crianças entendam a importância da literatura indígena.

“A literatura para nós é na educação inicial, na cultura indígena, contando histórias. Os velhos educam seus filhos, por isso que temos que trazer a memória para a escrita, para os alunos da escola entenderem o que é a literatura indígena”, salientou.

Jaime Dikara é da etnia Dessana (Bruno Pacheco/Cenarium)

Com o programa +Cultura, Jaime afirma que participar da iniciativa ajudará, principalmente, as crianças de seu povo no resgate histórico das tradições milenares indígenas.

“É com entusiasmo que recebemos o lançamento desse programa. O +Cultura vai trazer outras perspectivas para reviver e vivenciar na cultura a vida literária e a vida de artistas indígenas. Na iniciativa, pretendo lançar uma literatura infantojuvenil e vou avaliar lançar um projeto sobre arte plástica indígena, o desenho com grafismo”, salientou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.