Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

Manaus – O projeto de ação solidária chamado ‘SOS AM’ enviou ajuda humanitária, na última semana, ao município de Boca do Acre, para as famílias atingidas pela pandemia do novo coronavírus e as cheias, que têm assolado a cidade nas últimas semanas. No total, foram doadas 15 toneladas de alimentos e água mineral. Além de Boca do Acre, famílias de Manaus também têm recebido a ajuda.

“Apesar deste projeto ser desafiador por estarmos em meio a uma pandemia, é gratificante participar dessa corrente do bem do voluntariado, que tem ajudado muitas famílias sem meios de arcar com os custos do tratamento da doença, tais como oxigênio, oxímetro e medicamentos. O mais satisfatório desse trabalho voluntário é vivenciar e compartilhar as várias histórias de recuperação”, afirmou Fabiana Carioca, uma das voluntárias que faz parte do ‘SOS AM’.

O movimento SOS- AM é formado por vários grupos de pessoas voluntárias que atuam no Amazonas com a finalidade de dar suporte à população mais frágil do Estado
(Reprodução/ João Marques)

Segundo Fabiana, atualmente, o projeto está com sede no Circo Marcos Frota, localizado no estacionamento do kartódromo da Vila Olímpica, no bairro Alvorada. Quem fizer doações para o projeto receberá, de brinde, kits de higienização oficial do Flamengo, com álcool em gel e máscara protetora, além de uma grande doação de itens oficiais do clube de regatas.

‘SOS AM’

O grupo SOS AM é formado por apoiadores e voluntários de ONGs beneficentes da capital. O intuito do projeto é arrecadar oxímetros, cilindros de oxigênio e cestas básicas para ajudar pacientes da Covid-19 e até mesmo familiares. O ponto de atendimento, situado em frente ao circo Marcos Frota, está disponível para receber doações de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Doações

Segundo a assessoria do projeto, unidos, os voluntários já realizaram diversas ações, dentre elas a aquisição de 327 cilindros de oxigênio para hospitais da capital, bem como do interior do Amazonas, além do suporte ao home care. O grupo também atua na aquisição de equipamentos hospitalares e usinas de oxigênio para a Fundação Centro Controle de Oncologia de Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical e Hospital Beneficente Portuguesa.

Usina de oxigênio de 17.000 m³ no município de Itacoatiara (Hospital Municipal José Mendes)
(Reprodução/ João Marques)

Além da capital, o interior do Amazonas recebeu usina de oxigênio no município de Itacoatiara (Hospital Municipal José Mendes).

No total, o ‘SOS AM’ já recebeu R$ 13.000.00 (treze milhões de reais) em doação. Todo o dinheiro arrecadado está sendo utilizado em benefício do serviço de saúde e apoio aos hospitais, pacientes e familiares dos acometidos pela doença, conforme informações que estão sendo publicadas na página https://sites.google.com/view/sosamazonas/in%C3%ADcio.