Afastado de Wilson Lima há um ano, Braguinha é substituído por Renata Queiroz na Sect

À esquerda, João Coelho Braga, o Braguinha; ao centro, o governador Wilson Lima; e à direita, a advogada Renata Queiroz (Montagem: Paulo Dutra/Revista Cenarium Amazônia)
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Afastado do governador Wilson Lima (UB) há um ano, o titular da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), João Coelho Braga (Braguinha), foi exonerado e, a partir desta quarta-feira, 27, a advogada Renata Queiroz assume a chefia do órgão.

Informações de bastidor dão conta de que Braguinha não despacha na sede do governo, bairro Compensa, Zona Centro-Oeste, desde dezembro deste ano. O anúncio da mudança na Sect foi feito na manhã de hoje, pelo governador, durante inauguração do complexo viário Prefeito José Fernandes, na Avenida das Torres.

João Coelho Braga, o Braguinha, ex-secretário da Sect (Reprodução/Internet)

No primeiro mandato de Wilson Lima, Braguinha chegou a acumular a chefia das pastas de Territórios e Habitação. A mudança ocorre quase um ano após o governador ter assumido o segundo mandato e ter repaginado as secretarias estaduais. Nesse segundo mandato, o agora ex-secretário foi um dos nomes que se manteve mesmo depois de alterações.

PUBLICIDADE

A Sect é o órgão formulador e executor da política fundiária no âmbito do Estado do Amazonas. O deputado estadual Adjuto Afonso (UB), da base do governador, visualizou a mudança como natural e da alçada do Executivo estadual.

Perguntado se a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve peso nas duas recentes mudanças no secretariado, o governista afastou qualquer influência da Casa e adicionou que “não soube nada sobre rusgas entre ele e o governador, mas isso é de cunho do Executivo. A Assembleia não intervém”.

Houve mudança também na  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb-AM). Marcellus Campêlo deixa a pasta para dar lugar ao deputado federal Fausto Júnior (UB), que saiu da Câmara dos Deputados abrindo a vaga para Pauderney Avelino. Campêlo assume a chefia da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A sucessora é a advogada especialista em Direito Público Renata Queiroz. Ela atua há 10 anos no poder público, tanto em cargos técnicos, no Poder Legislativo, como em assessoria jurídica no Executivo. Trabalhou na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), bem como chefiou o Departamento Jurídico da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc).

A advogada Renata Queiroz (Reprodução/Internet)
Leia mais: Fausto Júnior assume secretaria no Governo do Amazonas e Pauderney volta à Câmara
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.