Fausto Júnior assume secretaria no Governo do Amazonas e Pauderney volta à Câmara

Fausto Júnior se licenciou da Câmara e deu lugar a Pauderney Avelino (Arte: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)
Yana Lima – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O deputado federal pelo Amazonas, Fausto Júnior (União Brasil/AM), será o novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb/AM), pasta responsável por gerenciar projetos estratégicos no Governo do Amazonas. Com a vacância dele na Câmara, assume o suplente Pauderney Avelino, do mesmo partido, que teve 52.014 votos nas eleições de 2022.

Fausto Júnior registrou 87.876 votos no último pleito eleitoral. A mudança foi anunciada por ele em um vídeo publicado em sua conta no Instagram. O deputado agradeceu ao convite do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e destacou a importância da Sedurb, que administrou R$ 2 bilhões em projetos, somente na capital do estado, no período de 2019 a 2023.

“Quero agradecer a confiança do governador Wilson Lima em me convidar para tocar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Lá nós continuaremos o nosso trabalho, só que agora sendo mais um braço somando esforços com o Governo do Estado para que a gente possa cuidar da área da habitação, da regularização fundiária, saneamento básico e asfalto, entre outras ações que são atribuições dessa secretaria”, afirmou Fausto.

PUBLICIDADE

O deputado federal substitui o engenheiro civil Marcellus Campêlo, que já comandou a Saúde na primeira gestão de Wilson Lima, e que chegou a ser chamado de “supersecretário” pela sua influência no Governo do Estado. Campêlo permanecerá na Sedurb/AM, à frente da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UPGE), cargo que ele acumulava até então.

Marcellus Campêlo deixa a Sedurb e fica no comando da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas (Tiago Correia/Sedurb)
Paderney

Pauderney foi deputado federal por seis mandatos, entre 1991 e 2007 e entre 2011 e 2019. Ele também foi secretário municipal de Educação de Manaus e, mais recentemente, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), de onde foi exonerado em março deste ano. Ele também foi diretor da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e na Câmara dos Deputados atuou em defesa do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O ex-deputado voltou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. Nas redes sociais, o político adotou um tom neutro e tem evitado criticar o Governo Lula. O União Brasil tem nomes em ministério do governo federal.

Sedurb

A Sedurb, que agora será tocada por Fausto Júnior, atua em políticas públicas nas áreas de saneamento básico, habitação, energia e recursos hídricos, além de projetos estruturantes. A pasta abriga órgãos como a Unidade Gestora de Projetos Especiais, Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) e Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

A secretaria é responsável por ações como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai), executado em Maués e em implantação em Parintins, Ilumina+ Amazonas, Amazonas Meu Lar e Asfalta Amazonas.

A Sedurb também se destaca por administrar convênios milionários com a Prefeitura de Manaus que ultrapassam a R$ 2 bilhões em cinco anos. Estes incluem o programa “Asfalta Manaus”, “Passe Livre Estudantil”, e outros de mobilidade urbana, infraestrutura, rede de esgoto, reformas de feiras e mercados, construção do Parque Gigante da Floresta.

Complexo habitacional do Prosamin+, programa executado pela Sedurb (Divulgação/Governo do Amazonas)
Leia mais: Justiça decide por saída de Pauderney da presidência do União Brasil; ex-deputado será exonerado da Sedecti
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.