Agentes de portaria reforçam segurança nas escolas de Manaus; treinamento começa sábado

Escola Municipal Divino Pimenta Faleiros, localizada no bairro Jorge Teixeira II, zona Leste (DIvulgação/Assessoria)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os 350 agentes de portaria (AGP) contratados de forma emergencial pela Prefeitura de Manaus receberão treinamento a partir de sábado, 15, para reforçar a segurança nas escolas municipais após ataque em colégio particular nessa segunda-feira, 10, e ameaças em redes sociais.

Anunciado na primeira semana de abril pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a contratação dos novos agentes está em processo de licitação, mas devido ao aumento da insegurança nas escolas, o executivo municipal firmou contrato emergencial até a licitação ser concluída. Os novos agentes se juntarão a outros 150 que já atuam na rede municipal de ensino.

Leia mais: Prefeito de Manaus vai reforçar segurança em escolas com agentes treinados

Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). (Divulgação)

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Professora Dulce Almeida, os novos 350 agentes já estão autorizados a integrarem o corpo de segurança do município. “A Semed já vem desenvolvendo, desde o início da gestão do prefeito David Almeida, a segurança escolar, por meio do Programa Segurança na Escola (Proseg), em que atuamos com botão de pânico, equipe de resposta, monitoramento, controle de acesso em todas as unidades escolares, além dos agentes de portaria já existentes”, ressalta.

PUBLICIDADE

Leia mais: Projeto de lei pretende garantir segurança armada nas escolas do AM

Dulce Almeida ainda pontua a parceria firmada entre Semed e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com ronda e visitas às escolas. “Temos a parceria com a Semseg, com a ronda escolar, que irá iniciar as visitas nas nossas escolas ainda neste mês, entre outras ações. Trabalhamos também o combate ao bullying o ano inteiro, que sabemos ser um dos fatores que podem levar a atos violentos”, aponta.

O titular da Semseg, Sérgio Fontes, afirma que a segunda turma da guarda armada municipal está em fase final de formação e em breve estará nas ruas. “A Semseg vem trabalhando na capacitação e qualificação do seu efetivo e prepara a segunda etapa do programa Guarda Presente que será expandido como ronda escolar, de forma gradual na cidade”, diz.

Monitoramento

Além do reforço com agentes, a Prefeitura de Manaus conta ainda com monitoramento eletrônico com reconhecimento facial, utilizados no evento ‘Sou Manaus: Passo a Paço’, em setembro de 2022. O chefe do executivo destacou que a tecnologia ajudou a coibir furtos no evento e deve reforçar a segurança na capital.

Leia mais: ‘De última hora resolvi não levar ela’, diz mãe de aluna de creche alvo de ataque

“Quando você identifica uma pessoa, nossa inteligência já atua com uma equipe. E este banco de dados vai servir muito para a gente trabalhar com segurança em hospitais, dentro de ônibus e oferecer à população um serviço de qualidade”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Câmera de monitoramento da Prefeitura de Manaus (Divulgação)

O monitoramento pelas câmeras é feito a partir do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Conforme a Prefeitura Municipal, em agosto de 2022, houve ampliação do serviço de vigilância, passando de 41 para 159 lentes espalhadas pela capital.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.