Além de Manaus, outros três municípios do AM registram maior seca da história

Forte estiagem no lago Tefe, Amazonas. (Reprodução/Miguel Monteiro)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Os municípios de Nova Olinda do Norte, Humaitá e Beruri registraram as maiores secas da história das cidades, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas. Até a quarta-feira, 18, os três haviam se “juntado” a Manaus, capital do Estado, onde é considerada a maior estiagem dos últimos tempos. A capital amazonense registrou, nesta quinta-feira, 19, 13,29 metros, a menor cota em 121 anos.

Em Nova Olinda do Norte, a cota do Rio Madeira atingiu o novo recorde de 8,16 metros, 50 centímetros abaixo da pior seca registrada em 1995. Em Humaitá, em 1969, o Rio Madeira atingia 8,33 metros. Agora, 50 anos depois, o nível do rio chegou a 8,16 metros. Já em Beruri, o recorde está em 4,49 metros, 69 centímetros menor que em 2010, quando atingiu 5,18 metros.

Em Manaus, o Rio Negro, que banha a capital, atingiu a pior seca na segunda-feira, 16, quando o nível baixou para 13,59 metros, no Porto de Manaus, ponto onde a administração do local mede o nível do rio diariamente. Nesta quinta-feira, as águas estão em 13,29 metros. Esta é a menor cota desde 1902, quando o nível começou a ser medido.

PUBLICIDADE
Porto de Manaus, onde fica a régua de registro das enchentes e vazantes do Rio Negro que nesta data bate recorde de 2010, com 13,59 cm. (16.out.23 – Antonio Lima/Secom)
Emergência

Segundo a Defesa Civil do Estado, 138 famílias são afetadas pela seca em todo o Amazonas, representando 557 mil pessoas afetadas, até essa quarta-feira. Dos 62 municípios, 59 estão em emergência, um está em alerta e dois estão em situação de normalidade. (Veja a lista abaixo)

Emergência: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea,
Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga, Tapauá, Beruri, Manicoré, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Nhamundá, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba, Manacapuru, Novo Airão.

Alerta: Canutama.

Normalidade: Presidente Figueiredo e Apuí.

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.