‘Amazonas Meu Lar’: mais 207 famílias são beneficiadas no programa habitacional

Suhab paga indenizações para moradores da Sharp e Manaus 2000. (02.abr.24-Arthur Castro/Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Mais 207 famílias foram reassentadas pelo Governo do Amazonas nesta terça-feira, 2, no âmbito do “Amazonas Meu Lar”, programa que oferece soluções em moradia para famílias de baixa renda ou que residem em áreas de risco em Manaus e no interior. As famílias beneficiadas são residentes das comunidades da Sharp e Manaus 2000, nas zonas Leste e Sul da capital amazonense, respectivamente.

programa tem como meta oferecer 24.044 soluções de moradia e regularizar 33 mil imóveis, até 2026. Entre os benefícios estão entrega de lotes, apartamentos, indenizações, bônus, soluções transitórias, o retrofit —a que ainda será implementado — , regularização fundiária e entrega de títulos. A proposta é reassentar 2.100 famílias, das quais pelo menos 1.200 já foram reassentadas.

Leia também: ‘Amazonas Meu Lar’: governador assina contratos com cinco empresas que vão ofertar mais de 1 mil imóveis
Entrega de benefícios foi realizada pelo governador Wilson Lima (02.abr.24-Arthur Castro/Divulgação)

Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) explicou que além de retirar as famílias das áreas de risco, o governo também faz intervenções para evitar inundações e desastres como os registrados em 2023. As áreas recebem as melhorias propostas no Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), que promove a recuperação e preservação dos igarapés, além de melhorar a qualidade de vida da população.

PUBLICIDADE

“À medida que nós vamos retirando aquelas famílias, a gente vai entendendo qual é o anseio dessa família. Ela quer esperar um apartamento? A gente vai pagar o aluguel social. Se ela já quiser o pagamento pela indenização da casa, a gente já paga aqui a indenização da casa dela e aí ela usa esse dinheiro para dar entrada no apartamento, numa outra casa, enfim, ela já tem outra perspectiva de vida”, explicou.

Leia também: Governador Wilson Lima lança Programa “Amazonas Meu Lar” e entrega 32 apartamentos
Recursos

A seleção das famílias inicia no cadastro, feito no site do Amazonas Meu Lar. À medida que as unidades habitacionais ficam prontas e as indenizações são autorizadas, assim como a entrega de lotes, uma equipe do governo vai à casa das famílias para avaliar se as informações condizem com os cadastros. Se estiver tudo regular, a família torna-se elegível.

Uma dessas famílias foi a da aposentada Maria de Fátima Muniz dos Santos, que reside há 29 anos na Comunidade da Sharp. Emocionada, ela compartilhou a felicidade de ter uma oportunidade de mudar de vida.

“Todos esses anos que eu morei lá foram só sofrimento, mas agora chegou a oportunidade que Deus nos deu e eu estou muito feliz”, declarou. “Porque eu fui uma sofredora, não só eu como todos que moraram comigo alguns tempos, mas está tudo bem agora”.

Maria de Fátima mora há 29 anos na Comunidade da Sharp, Zona Leste de Manaus (Luiz André/Revista Cenarium)

O investimento do programa é estimado em R$ 4,7 bilhões. Os recursos incluem operações de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao Banco do Brasil, operação feita pela Caixa Econômica Federal (CEF), incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida.

Leia mais: Governo federal vai destinar habitação a famílias rurais que passam por calamidade pública
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.