Governador do AM recebe nesta sexta-feira ‘Título de Cidadão de Parintins’; evento conta com a presença de prefeitos e parlamentares

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Foto: Lucas Silva/Secom)
Eliziane Paiva – Da Revista Cenarium*

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebe na tarde desta sexta-feira, 15, o ‘Título de Cidadão Parintinense’. O evento contará com a presença de aproximadamente 20 prefeitos de municípios do Amazonas, além deles, outros políticos e parlamentares do Estado vão comparecer na ilha tupinambarana para participar da programação.

Wilson Lima comentou estar muito honrado enquanto cidadão e homem público pela homenagem concedida pelos vereadores de Parintins. E ressalta que foram as ações enquanto governador que o fizeram receber o reconhecimento por parte dos parlamentares do município. Lima é admirador da cultura de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), e como os moradores locais gostam de se autointitular, será o mais novo “pávulo da terra”.

Logo após a solenidade, os convidados, juntamente com o governador, vão seguir para a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Parintins, onde os festejos, que tiveram início na semana passada, dia 6 de junho, celebram a padroeira do município.

PUBLICIDADE

Investimentos

Desde 2019, a atual gestão do Governo do Amazonas tem feito investimentos significativos no município. Parintins é a primeira cidade do interior a ter leitos de Unidade de Terapia Intensiva, uma fato histórico para o serviço de saúde pública no Amazonas. Do início da gestão até este ano, mais de R$ 94 milhões foram investidos na Saúde de Parintins. Wilson Lima também assinou convênio que permitiu a reabertura do Hospital Padre Colombo, unidade que atende os municípios de todo baixo Amazonas.

Meta do governador Wilson Lima para este ano é o combate à fome e Parintins já tem uma unidade do Restaurante Popular Prato Cheio. Em todo Estado são 33 unidades. Antes da gestão Wilson Lima eram sete, todas na capital.

Nossa Senhora do Carmo

O evento religioso, que estava suspenso há dois anos em razão da pandemia, vai até neste sábado,16, os fiéis devotos de Nossa Senhora do Carmo vão celebrar sobre o tema “Maria, Mãe e educadora na fé” e o lema “Virgem sábia, dá-nos a ousadia de falar com sabedoria e ensinar com amor”, que vai ser transmitido pela Rádio Alvorada de Parintins, a partir das 19h, diretamente da Catedral.

Festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. (Liam Cavalcante/Twitter)

Neste ano, o Círio Fluvial voltou a ser realizado no último dia 6 pelos fiéis. A procissão em homenagem à Nossa Senhora saiu da Comunidade Vila Amazônia com destino à cidade de Parintins. O festejo costuma reunir não só os moradores da ilha, mas também turistas das cidades próximas e de outros Estados.

*Colaborou Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.