Amazonas ou Pará? Internautas disputam quem merece receber a COP em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Amazonas e o Pará estão aptos a receber o evento. (Arte: Thiago Alencar / CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar que, na Amazônia, os Estados do Pará e Amazonas são cotados para receber a COP30, redes sociais como o Twitter viraram “ringue” da discussão entre internautas sobre quem é mais “merecedor”. Alguns deles lembraram que o Pará já perdeu a oportunidade de receber jogos da Copa do Mundo de 2014, e agora é a vez do Estado sediar um evento do porte da Conferência do Clima.

Lula deu a declaração nessa quarta-feira, 17, no Egito, ao discursar no evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”. O presidente eleito afirmou que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar a Conferência do Clima (COP) em 2025.

O internauta Ismael Benigno foi um dos que defendeu que o Pará receba a COP30 daqui a três anos. “O Pará merece muito mais uma COP2025 do que o Amazonas. Aliás, como na copa de 2014 também merecia mais. Era só isso mesmo”, disse ele. Em seguida, ele foi criticado por outro internauta de nome Francisco Gama.

PUBLICIDADE

“Inveja de paraense é f***. Assim como o Amazonas venceu para realizar a Copa, vai vencer e vai realizar a COP”, rebateu.

Leia também: Na COP27, mulheres indígenas protestam contra Bolsonaro e criticam ‘parentes’ alinhados com governo

(Reprodução/ Twitter)

Já a profissional de Relações Econômicas Internacionais Layla Grigorio Seabra destacou que a realização do evento no Amazonas vai levar líderes globais ao Estado para debater propostas no local onde muitos problemas ambientais acontecem. “E eu acho muito importante de a COP 30 seja no Amazonas mesmo. É urgente enfrentar a violência a povos originários, tradicionais, jornalistas e ativistas na região”, defendeu ela.

https://twitter.com/LaylaGrigorio/status/1592913794199879682
(Reprodução/ Twitter)

O professor, ativista, comunicador e escritor Jonas Di Andrade concordou com a realização do evento no Amazonas, e agradeceu o presidente eleito pelo discurso em defesa região amazônica. “Eu tenho certeza de que o Brasil agora vai ter alguém que faça com que este País seja enxergado novamente. Espero que a gente consiga que a próxima COP seja aqui, mais especificamente no Amazonas”, publicou.

(Reprodução/ Twitter)

Por fim, a internauta @lepsenna afirmou que os municípios do Amazonas conseguem comportar uma COP. “Amazonas o maior em tudo, não cansa”, publicou ela.

(Reprodução/ Twitter)

COP27

Entre outros pontos, a Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa. O Brasil ia sediar a COP25, em 2019, mas a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a conferência mudou de País e foi transferida para a Espanha.

Lula chegou à COP27 na manhã desta quarta-feira. No evento, além de receber uma carta com propostas para a Amazônia dos governadores da região presentes, ele declarou o interesse de receber o evento em 2025.

Veja o vídeo:

“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois Estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o Estado do Amazonas e o Estado do Pará”, afirmou.

Lula ainda acrescentou ser “importante” que as pessoas conheçam a região. “Acho muito importante que [a COP em 2025] seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, disse também.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.