Ancestralidade amazônica: Maurício Duarte exalta arte indígena em coleção de moda sustentável

O estilista amazonense Maurício Duarte é descendente do povo indígena Kaixana (Divulgação)
Da Revista Cenarium

MANAUS – Depois de estrear na São Paulo Fashion Week – SPFW N54, o amazonense do povo indígena Kaixana Maurício Duarte lança neste sábado, 3, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado no Centro Histórico de Manaus, o fashion film da sua passagem nas passarelas do evento paulistano.

A coleção, intitulada “Igarapé”, tem o conceito de moda sustentável com peças fluidas e sem gênero que estampam xilogravuras que resgatam memórias da infância do estilista. Já o filme que será exibido ao público manauara teve sua gravação realizada no Amazonas e contou com uma equipe composta por amazonenses, indígenas, atuantes da causa indígena e ribeirinha, e pessoas LGBTQIA+.

O estilista amazonense Maurício Duarte é descendente do povo indígena Kaixana (Divulgação)

Poder voltar para casa, apresentar ele [o filme] e dividir a estreia com a equipe, eu considero muito importante. Foi muita gente que fez parte do projeto. Não só os apoiadores, mas também toda a equipe que se dispôs a viver e abraçar a ideia. Entender a importância desse momento para gente”, destacou Maurício.

A coleção compartilha memórias da infância do estilista com recortes da sua ancestralidade e a importância dos saberes manuais e artesanais, força ancestral e viva através dos povos indígenas e ribeirinhos presentes na Amazônia.

PUBLICIDADE

O evento contará, ainda, com a exposição fotográfica da fotografa Nathalie Brasil, que acompanhou todas as gravações do fashion film no Tumbira – Iranduba, Aldeia Inhaa-bé e em pontos da cidade de Manaus como o Instituto de Educação do Amazonas, o porto e a Feira da Banana.

O Grupo Kuiá, Marcia Siqueira e performance de integrantes do corpo de dança do Amazonas; Conversa com a equipe de produção do fashion film, para falar sobre a execução do material e todos os desafios do processo; e Sala de exposições e exibição da coleção também compõem a programação da noite.

O artista espera que trazer a exibição para o Amazonas seja uma forma de fomento para que essa cadeia produtiva seja maior.

Eu acredito que é mais do que necessário voltar para casa e realmente compartilhar tudo isso. E entender que a gente está levando esse movimento, fazendo com que esse movimento aconteça para que a gente vá caminhando cada vez mais juntos. Entendendo a importância do movimento de moda em Manaus”, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.