Cultura 09 de junho de 2022

Após dois anos, Boa Vista volta a realizar maior festa junina da Amazônia

Praça de Eventos Fábio Marques Paracat sendo preparada para a festa que deve durar oito dias e movimentar a capital.(Divulgação/Prefeitura)
Praça de Eventos Fábio Marques Paracat sendo preparada para a festa que deve durar oito dias e movimentar a capital.(Divulgação/Prefeitura)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA — Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia do novo coronavírus, o tradicional arraial da capital de Boa Vista retorna para a 22ª edição neste sábado, 11, e vai até o dia 18 de junho na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, no Centro. Com o tema “Viva esse Reencontro”, a festa deve contar com ‘Concurso de Quadrilhas’, que terá a participação de 28 grupos juninos, sendo 12 do grupo de acesso, 12 do grupo especial e quatro do emergente. O evento terá ainda a apresentação dos cantores Felipe Araújo, Uendel Pinheiro e George Japa.

O espaço deste ano percorre cerca de 1,5km do Complexo Ayrton Senna na Av. Ene Garcez, começando pelo Portal do Milênio e passando pela Praça das Águas e Velia Coutinho, até chegar à Praça Fábio Marques Paracat, onde as 28 quadrilhas confirmadas vão competir na Arena Junina. As arquibancadas devem receber até 3 mil espectadores.

A festa junina volta a ocorrer presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2020 e 2021, a programação foi em forma de lives pela internet.

PUBLICIDADE

Festa, emprego e renda

Mais que entretenimento, a festa é um dos meios de geração de emprego e renda para diversas famílias que foram afetadas pela pandemia. Isso porque profissionais de diversos segmentos aproveitam este período para garantir aquela renda extra, a exemplo de comerciantes, ambulantes, motoristas e, em especial, os que atuam no ramo da costura, tendo em vista a confecção das fabulosas roupas das quadrilhas juninas, uma atração à parte no arraial.

A costureira Cléia comemora o retorno presencial da festa e afirmou que para o segmento de costura esse é o período mais lucrativo do ano (Katarine Almeida/Assessoria)

Convênio

Como forma de apoiar e incentivar os grupos, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj). Para que a festa ocorra, o Executivo Municipal repassou mais de R$900 mil para o custeio de despesas.

“A alegria de voltar de forma presencial é imensa, sentir o público, a vibração dos quadrilheiros. É um reencontro ímpar”, disse o presidente da Ferquaj, João da Cruz.

Esse apoio acontece desde a primeira edição, durante a segunda gestão da ex-prefeita Teresa Surita, e a quantia repassada este ano é 65% maior que a anterior, em 2019. Dessa forma, a prefeitura segue valorizando a cultura local, fortalecendo a tradição junina e movimentando a economia criativa.

“O repasse é fundamental para o movimento cultural. Por isso, a prefeitura jamais deixou de garantir esses recursos. Agora, nesse reencontro, a gente precisava dar uma força a mais aos grupos. As quadrilhas são a maior atração do Boa Vista Junina e esse é o maior repasse que a prefeitura já fez”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO