Após interdição, catedral de Manaus libera acesso de fiéis para celebrações

A Catedral Metropolitana foi interditada após apresentar risco de desabamento (Divulgação)
Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma parte da entrada da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Catedral Metropolitana ou Igreja da Matriz, situada no Centro de Manaus, foi interditada após apresentar risco de desabamento na noite dessa sexta-feira, 2. De acordo com o pároco e padre Hudson Ribeiro, a coluna que sustenta o mezanino se movimentou, ameaçando cair.

A área está isolada pela Defesa Civil de Manaus e não impedirá o acesso dos fiéis e dos visitantes a igreja, que tem programação marcada para as 17h deste sábado, 3. Uma nova nota de esclarecimento foi publicada pelo pároco, na manhã das 10h deste sábado.

“No que diz respeito ao ocorrido com a coluna da catedral e os riscos para o uso da área de entrada e do mezanino (coro), a partir da avaliação da Defesa Civil de Manaus, o secretário Fernando Júnior comunicou que, isolada a área do ocorrido, libera-se ao acesso dos fiéis e dos visitantes, exceto à área em foco”, informou a nota.

PUBLICIDADE

De acordo com Ribeiro, as celebrações acontecerão, normalmente, mesmo com a interdição. “Nesse sentido, as celebrações da catedral, incluindo o evento de acolhida do cardeal, para as 17h de hoje, serão mantidas. A área do ocorrido já foi isolada, inclusive, o acesso ao mezanino e às galerias superiores laterais”, disse o pároco, complementando que aguarda, ainda, na manhã deste sábado, 3, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para dar “maior suporte de sustentação à coluna e ao mezanino”.

Conforme ele, outros trâmites referentes às condições de aspectos mais técnicos e de restauro serão observados pelos órgãos competentes. Vale destacar que neste sábado, 3, será celebrado o evento de acolhida de Dom Leonardo, nomeado cardeal da Amazônia, às 17h. A entrada acontecerá pela lateral da igreja.

Risco de desabamento

A situação foi detectada pelo pároco e padre Hudson Ribeiro, na tarde dessa sexta-feira, 2, que entrou imediatamente em contato com a Defesa Civil de Manaus. Por volta das 19h, a Defesa Civil fez a avaliação do local e interditou a área de entrada da Catedral Metropolitana.

“Por volta das 16h30, uma das colunas próximas à entrada principal da catedral, e que sustenta o mezanino, se movimentou e inclinou, ameaçando desabar. A coluna centenária é de madeira, pensávamos que era de concreto. Acionamos o Iphan, a SEC, que estiveram aqui, avaliaram e nos solicitaram que chamássemos, imediatamente, a Defesa Civil de Manaus”, explicou ele.

Ainda segundo o padre, a cada tempo de espera, a coluna se deslocava mais ainda e, preocupados com o desabamento, um prestador de serviços da Arquidiocese de Manaus chumbou dois perfis de ferro para evitar a queda da coluna. Com a interdição realizada pela Prefeitura de Manaus, Ribeiro ressaltou que a programação da comunidade continua neste sábado, 3.

À equipe de reportagem da CENARIUM, o Governo do Amazonas se disponibilizou em auxiliar a catedral no que for necessário.

Veja a nota completa:

O Governo do Amazonas informa que o prédio da Catedral Metropolitana de Manaus é de responsabilidade da Arquidiocese de Manaus. Na sexta-feira, 2, o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) foram acionados por se tratar de um patrimônio arquitetônico. Técnicos das duas instituições avaliaram a necessidade de acionamento imediato da Defesa Civil do município, órgão competente e que acompanha a situação. Ainda assim, o Estado segue à disposição para auxiliar a Arquidiocese de Manaus no que for necessário.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.