Arraial do Pavulagem vai às ruas de Belém com ‘mosaico da cultura amazônica’

Arraial do Pavulagem tem 36 anos de tradição (Leandro Moreira/ Arraial do Pavulagem)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium

BELÉM – As ruas de Belém, capital paraense, serão coloridas mais uma vez por um mar de gente apaixonada pela cultura popular, durante o 2º Arrastão do Pavulagem neste domingo, 18. O cortejo recheado de tradições folclóricas e ritmos regionais deve reunir, em média, 35 mil pessoas para celebrar o “mosaico da cultura amazônica”, nas palavras do presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, mestre Ronaldo Silva.

“Nosso cortejo, em Belém, é inspirado na tradição dos bois, presentes na Amazônia. Temos os cortejos de São Luís (MA), em Parintins (AM), e até mesmo aqui no interior do Pará, em São Caetano de Odivelas. Mas não existe um boi igual ao outro, sempre tem alguma característica diferente, seja o sotaque, ritmo, ou bordado do que é feito aqui e em outros lugares. Entretanto, todos os elementos do cortejo, instrumentos, dança, ritmos e brinquedos ajudam a contar a história da cultura da nossa região. E aqui, no Arraial, temos o orgulho de todo mês de junho colocar esse mosaico de cultura amazônica nas ruas”, conta Ronaldo.

Ronaldo Silva é mestre e presidente do Instituto Pavulagem (Divulgação)

O Arraial do Pavulagem é uma festa popular consagrada Patrimônio Cultural do Pará marcada por tradições e elementos característicos da cultura amazônica. O carimbó, o siriá e as toadas de boi são os ritmos que dão o tom ao arrastão para festejar a quadra junina paraense.

PUBLICIDADE

Nas ruas, tanto os participantes quanto os músicos usam chapéus de palha enfeitados com fitas durante a celebração. Portanto, este elemento é uma das principais características da identidade cultural da festa, além, claro, do Boi Pavulagem.

Boi Pavulagem diverte os brincantes nos arrastões (Dah Passos)

Outra atração marcante do Arraial são as pessoas que se apresentam em perna de pau no espaço Batalhão da Estrela, acompanhados pelo grupo de dança e música. Os mastros, estruturas decorativas ornamentadas com fitas coloridas e símbolos culturais, também marcam presença no cortejo.

Arraial por um mundo de paz

Sob o tema “Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz”, o evento começou no dia 11 de junho e segue nos domingos 18, 25 de junho e 2 de julho. A concentração de brincantes e público começa às 8h, na Praça da República. Em seguida, segue pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique e entorno, permanecendo até 14h com os shows do Arraial do Pavulagem e artistas colaboradores. A Praça está ambientada em um grande arraial – com cobertura de bandeiras e elementos cênicos que proporcionam, além da beleza visual, o conforto térmico para o público e os brincantes.

“Esperamos o melhor para esses quatro arrastões e o público pode crer que nós vamos dar o nosso melhor por essa grande festa, que tem como maior tradição levar cultura para o povo da Amazônia. Eles são um momento de diversão e compreensão da relação entre o nosso passado e a construção do nosso futuro como seres humanos que vivem em harmonia. Isso é essencial para nós aqui, na Amazônia, e no mundo inteiro”, diz o músico e compositor Ronaldo Silva.

Dez dicas para curtir o Arraial do Pavulagem

Com as altas temperaturas típicas do mês de junho, somado ao mar de gente nas ruas da cidade, fazer todo o percurso do cortejo requer alguns cuidados para tornar a experiência o melhor possível. Pensando nisso, a organização do Arraial do Pavulagem dá dez dicas do que fazer para aproveitar o evento com bem-estar e segurança.

  1. Se alimentar bem antes de ir; 
  2. Usar roupas e calçados leves;
  3. Caprichar no protetor solar e no chapéu;
  4. Se hidratar;
  5. Jogar lixo no lixo; 
  6. Ficar atento aos seus pertences; 
  7. Não se afastar das crianças pelas quais tu és responsável;
  8. Respeitar o espaço do Batalhão da Estrela;
  9. Manter uma distância segura dos pernaltas para evitar acidentes;
  10. Cantar e dançar respeitando o espaço de todos os brincantes.
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.